Pular para o conteúdo principal

Plano Diretor de Acessibilidade, ainda há esperança.

     Faz algum tempo que não me sento para escrever. Talvez porque me faltasse inspiração. Mas ontem li uma notícia de que Porto Alegre estabeleceu um Plano Diretor de Acessibilidade. No link a seguir a notícia completa. Fonte Jornal do Comércio de Porto Alegre: Capital ganha primeiro Plano Diretor de Acessibilidade do País.
     Diante desta notícia fiquei surpreso. Nenhuma cidade tem um planejamento para a locomoção de pessoas com necessidades especiais? Este fato é inconcebível. Um país que tenha um mínimo de atenção com o seu povo já teria um Plano Nacional, Planos Estaduais e Municipais para minorar as dificuldades de locomoção dos portadores de necessidades especiais. Me pergunto o porquê desta falta de atenção. Talvez por que os governantes estejam mais preocupados em preencherem os cargos de confiança ou quem sabe estejam preparando as suas reeleições. Mas nós também somos responsáveis. Não cobramos os eleitos, deixamos que fiquem encastelados e despreocupados com a realidade de todos os dias.
     Claro que este plano é importante, mas se não sair do papel é apenas um plano e nada mais do que isso. Ou melhor, pode ser ainda mais nefasto, pois como estamos em período pré-eleitoral pode ser mais um daqueles projetos que passadas as eleições serão engavetados em uma mesa esquecida da burocracia. Cabe, mais uma vez a nós não deixarmos cair no esquecimento.
     O surgimento deste plano é como um tapa na nossa cara. Estamos convivendo com as dificuldades de nossos semelhantes e não fizemos nada para mudar este estado de coisas. Muitos outros exemplos estão por aí a espera de uma atitude nossa. Não podemos deixar nas mãos de nossos governantes, temos que dar os primeiros passos e cobrar deles soluções. Caso estes não façam nada, a sociedade tem que tomar a dianteira e implementar soluções. Um exemplo pequeno que me deparei são os dejetos dos nossos animais de estimação. Alguns anos atrás não existia esta cultura de recolhê-los da calçada com sacolas e depositar depois no local correto. Uma associação de bairro disponibilizou nas ruas sacos plásticos para o recolhimento destes dejetos. Após esta iniciativa particular, o poder público encampou a ideia. É simples assim. É um exemplo pequeno, mas é basilar no que quero dizer. Nós somos parte desta sociedade e as soluções dos problemas passam por nós.
     Sempre testemunhamos dificuldades de locomoção de algum portador de necessidade especial, seja cadeirante, obeso ou alguém de muletas. Talvez nos indignemos momentaneamente, às vezes ajudamos a superar aquela dificuldade, depois fechamos os vidros de nossos carros ou de nossas casas e voltamos para as nossas vidas. Chegou o tempo de encamparmos algumas lutas para que mudemos tudo que nos cerca. Soluções existem, basta que lutemos por elas. Com certeza não caem do céu.
     Esta notícia sobre o Plano Diretor de Acessibilidade me despertou muitos sentimentos. Surpresa, felicidade, desconfiança, mas acima de tudo esperança. Talvez estejamos dando os primeiros passos em direção a uma sociedade mais humanizada. Espero que daqui alguns anos eu releia este texto e perceba que a esperança tenha se tornado uma realidade.


Trilha sonora
God Part II - U2 - Rattle And Hum
Summer Breeze - Seals and Crofts - Rock 70´s
The Star Spangled Banner - U2 - Rattle And Hum
Don't Miss You At All - Norah Jones - Feels Like Home
Flying Colours - Jethro Tull - The Broadsword and the Beast [vinyl rip]
Styx - Babe - Rock 70´s
The End - The Doors - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Ride Like the Wind - Christopher Cross - Christopher Cross
Intros - The Rolling Stones - Get Your Leeds Lungs Out, Revisited - Leeds, England
In the Flesh - Pink Floyd - The Wall - Disc II
Cream - Sunshine of Your Love - Rock 70´s
Treasure (Whatever Happened To Pete The Chop) - U2 - War (2008 Bonus CD)
Shiver (Live In Rotterdam Nov.5 2002) - Coldplay - Singles
Ito Okashi - Passengers - Original Soundtracks 1
A Time For Everything - Jethro Tull - Benefit
Ni Un Segundo - Soda Stereo - Soda Stereo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ocaso!

    Faz muito tempo que não entro aqui para escrever. Aliás, faz muito tempo que não acesso o blog. Ele está em um processo de hibernação. Quase uma vida mantida por aparelhos.     O motivo? Talvez o ocaso do LedVenture esteja próximo. Gosto da palavra ocaso. Penso em um caso qualquer, uma história qualquer que será contada. É o tipo de palavra que o som te carrega a muitos lugares e situações. Mas voltado desta pequena digressão, o LedVenture sempre foi um personagem vivido por este blogueiro neófito. Um personagem que por breves momentos adquiriu vida própria. Um personagem que ultrapassou os limites da ficção e viveu algumas experiências muito interessantes. Outras nem tanto.      Cruzam ambulâncias aqui perto, correndo não sei para onde, talvez para acudir este blogueiro, talvez não... As ambulâncias passarem e a vida volta ao normal por aqui, não me acudiram. Parece que não foram chamadas para me atender.  Na verdade não prec...

Sonho

Recebi hoje um e-mail de um amigo virtual. Nos comunicamos por alguns anos somente no mundo virtual, somos uma espécie de produto da "modernidade". Este amigo é um dos leitores deste blog esquecido entre bits. Mas desta vez ele manda uma contribuição para o blog, talvez preocupado com a falta de inspiração deste neófito blogueiro. Gostei Carlos Turma. Por Carlos Turma.      Ontem perdi um sonho.      Mais um entre tantos que sonhei.      Mesmo não entendo o porquê, aquele sonho me marcava. Nas minhas primeiras lembranças ele estava comigo ou eu estava com ele. Sonhos são companheiros de vida. Por vezes os únicos companheiros.      Quando percebi o companheiro de tantos anos deixou a minha vida. Mas o interessante é que não ficou nada, desesperança, tristeza, alegria ou qualquer outro sentimento. Simplesmente saiu sem deixar rastro.      Talvez eu tivesse este sonho somente para continuar...

Os emergentes e seus problemas

    Uma história muito legal enviada pelo leitor Márcio Róm e com um final um tanto surpreendente. Não sei de qual cidade vem esta contribuição pois não foi mencionada. Mas gostei muito da história. Gostei mesmo. Por isso a publico aqui no LedVenture. Neste momento cabe uma explicação, porquanto tenho um leitor(a) que questiona a publicação de contribuições dos  leitores do blog. Explico que este é um espaço onde todos e todas podem fazer parte. Sou aberto a qualquer contribuição que se encaixe na proposta do blog, ou seja, entreter e fazer pensar. Caro Anônimo(a) não leve a mal, apenas leia o texto e se gostar  comente. Eu gostei muito. Boa leitura a todos e todas... Valeu Márcio Róm pela contribuição. Por Márcio Róm      - Não pode! Roberto tu é igual aos teus amigos emergentes.      - Por quê?      - Dá uma olhada na tua página do Facebook. Até o teu peido tu menciona no Facebook. Te liga.      -...