Pular para o conteúdo principal

Ocaso!

    Faz muito tempo que não entro aqui para escrever. Aliás, faz muito tempo que não acesso o blog. Ele está em um processo de hibernação. Quase uma vida mantida por aparelhos.
    O motivo? Talvez o ocaso do LedVenture esteja próximo.Gosto da palavra ocaso. Me faz pensar em um caso qualquer, uma história qualquer que será contada. É o tipo de palavra que o som te carrega a muitos lugares e situações. Mas voltado desta pequena digressão, o LedVenture sempre foi um personagem vivido por este blogueiro neófito. Um personagem que por breves momentos adquiriu vida própria. Um personagem que ultrapassou os limites da ficção e viveu algumas experiências muito interessantes. Outras nem tanto.
     Cruzam ambulâncias aqui perto, correndo não sei para onde, talvez para acudir este blogueiro, talvez não... As ambulâncias passaram e a vida volta ao normal por aqui, não me acudiram. Parece que não foram chamadas para me atender.  Na verdade não preciso mais seguir como LedVenture,  na realidade não preciso mais escrever, não corro o risco de enlouquecer. Percebi que a loucura sempre será bem recebida por mim. Uma loucura responsável, se é que é possível ser responsável e louco. Nunca fui muito louco nem muito responsável. Sou igual a muitos que vivem a vida de todos os dias. Todos vivemos esta vida que nos é imposta por tudo e todos que insistem em nos cercar. Temos pouco ou quase nenhum arbítrio.
     Alguns mais apressados podem gritar e dizer que possuímos  a liberdade de fazer o que desejarmos de nossas vidas. Será? Será mesmo que podemos controlar as rédeas desde bicho? Eu acredito que não. Basta começarmos a viver e ter uma certa responsabilidade que na mesma hora perderemos o controle. No primeiro financiamento assinado (quem não os tem?), na primeira folha da CTPS assinada, no primeiro carnê com mais de 12 prestações ou no primeiro casamento abrimos mão do controle de nossos destinos. Vivemos como se estivéssemos em um ônibus onde não sabemos quem decide para onde ir (talvez o motorista), onde parar, que velocidade andar, se as janelas podem ser abertas ou não. Parece que todos decidem por nós.
     Chega um momento que cansamos daquele ônibus, trocamos por uma bicicleta (bike estou evitando nestes últimos tempos), carro, moto ou avião, mas nada muda. Continuamos não decidindo sobre nossos destinos. E é assim mesmo. A vida nos leva, temos, por vezes a ilusão que possuímos o direito e o poder de mudamos nossas vidas. Doce ilusão. Podemos até mudar radicalmente a nossas vidas. Trocarmos a segurança de um emprego (seja a tão sonhada CTPS assinada ou a segurança enfadonha de uma repartição pública) por uma vida à beira-mar, talvez cuidando de um quiosque. Os anos passam e quando nos damos conta estamos querendo ampliar o negócio, expandir os lucros, abrir um outro quiosque na praia ao lado. E de uma hora para outra nos vemos rodeados de carnês, funcionários, sócios, gerentes de bancos, enfim, tudo que tentamos fugir quando "mudamos" de vida.
     Na verdade não há escapatória. Ou vivemos a vida que nos impõem ou simplesmente não vivemos. Claro que existem casos de pessoas que conseguiram deixar de lado esta vida de todos os dias. Quem consegue deixar de lado esta vida imposta por não sei o que ou quem são as respeitáveis exceções. Como exceções, somente confirmam a regra.
     Fazia tempo que não escrevia no blog, fazia tempo que não parava para pensar em tudo que está a minha volta. Questionar a vida imposta coloca em perigo o equilíbrio tênue de todos os dias e passamos a caminhar em uma espécie de corda bamba, e ao olharmos para baixo tudo perde sentido. Sofremos as consequências deste pensar. Quem não quer sofrer qualquer riscos que volte para o colo da mamãe e fique somente assistindo o programa do momento, consultando sua Timeline ou quem sabe curtindo a fotinho do Instagram.
     Se quiser pensar, aguente os risco.


PS: Sempre escrevo sobre as mesmas coisas. Estes dias ouvi uma entrevista de um escritor que disse mais ou menos o seguinte "escrevo o mesmo livro nos últimos 40 anos". Eu não sou nenhum escritor mas sinto que escrevo sempre sobre o mesmo assunto. Talvez seja o momento de mudar. Ainda bem que só eu leio o que é escrito aqui. Ainda bem.


Trilha sonora:

Hoje não escrevi com música, o ambiente não permitia.
Mas se tivesse uma trilha com certeza teria Santa Maria (Del Buen Ayre)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis