Pular para o conteúdo principal

Uma formatura.

     Por muito tempo imaginei o que era a felicidade.
     Nestes últimos tempos me dei conta que não sabia nada a respeito deste sentimento. Um  dos dias mais felizes da minha vida foi quando me formei, lembro como se fora hoje aquele sentimento. Parecia que eu estava numa outra dimensão. Na última sexta-feira fui na formatura de um grande amigo. Um amigo de poucos anos, mas intensos anos. Um amigo que pensa em um mundo melhor, um amigo que acredita no ser humano (eu acredito com algumas reservas). Ao entrar naquele Salão para acompanhar a formatura deste amigo me lembrei do dia que eu estava naquela mesma posição. Lembro do menino (sim, eu era um menino, mesmo que estivesse com seus 23 anos). Lembro que acreditava que um novo mundo era possível. Acreditava piamente. Tinha certeza que construiríamos juntos este novo mundo. Hoje acredito, mas confesso que não tenho tanta certeza. Os anos me ensinaram que a mudança é um processo dolorido e cheio de caminhos, nem todos levam a tão esperada mudança. Muitos deles nos mostram onde não ir. Faz parte do processo. Acertamos errando ou erramos acertando. É o processo.
     Ao olhar aqueles formandos entrarem, mais uma vez senti aquela felicidade típica de quem está encerrando um ciclo. Aquela felicidade de quem acredita que pode mudar o mundo. Mesmo que o passar dos anos nos faça acreditar em outros sonhos, mais possíveis, mais simples e ao mesmo tempo intensos sonhos. Ao olhar aqueles jovens senti que os sonhos podem ficar pelo caminho, mas o que não pode se perder é a capacidade de sonhar novos sonhos. Pode parecer brega, mas a vida é assim mesmo. Precisamos sonhar. Pelo menos eu preciso. Atualmente meus sonhos são mais possíveis, não tão abrangentes, mais individuais. Confesso este meu individualismo, mas tem um pouco de relação com as reservas que tenho no que tange ao ser humano. Um dia escreverei sobre este sentir...
     Ao olhar para o lado testemunhava a felicidade de todos que lá estavam. Todos sentiam um certo orgulho, eu mesmo sentia muito orgulho do meu amigo que se formava. Todos lá, de uma forma ou outra, estavam se formando. Ao ouvir o discurso dos formandos senti o pulsar dos sonhos de uma vida pós-formatura, ao mesmo tempo as inseguranças surgidas no final do curso. Lembrei mais uma vez daquele menino de 23 anos que ao sair da universidade se viu diante da vida, dura e cruel como só a vida sabe ser. Aquele menino descobriu que a vida é simples, mas só descobri depois de sofrer muitas quedas. Queria gritar para aqueles jovens que a vida é simples, embora não pareça. Queria gritar que é possível ser feliz, mesmo que não se tenha tantos bens. Ao abraçar o meu amigo depois da formatura, senti que ele, mais do que eu quando me formei, tem a percepção que o bom da vida é o caminho e não a chegada. Aprendi isso faz pouco, agora tenho vivido muito melhor, curto intensamente o caminho.
     Para finalizar faço uma brincadeira que poucos irão entender: Edson, não esquece deste texto na minha avaliação anual. Ah! Como diz minha mãe, meus amigos são o meu maior patrimônio.

Trilha Sonora:
Hey Jude - The Beatles - Past Masters, Vol. 2
The Who - You Better You Bet -  The Who -  Rock 500
You Shook Me All Night Long - ACDC - Rock 500
Rachmaninov / Piano Concerto No. 2 In C Minor Op. 18 (adagio Sostenuto) - Clássicos - 101 Classical Greats Volume 1
The Gospel According To Tony Day - David Bowie - David Bowie (Deluxe Edition)
They Can't Take That Away from Me - Frank Sinatra - Duets
Cosmic Messenger - Jean-Luc Ponty - The Very Best Of
Vem - Madredeus - Antologia
Estoy Azulado - Soda Stereo - Nada Personal

Comentários

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis