Pular para o conteúdo principal

Ama como se fora o último dia

     No Post Sorria, você é linda, mesmo que a tv não diga, fiz menção a uma outra versão sobre uma pichação pela cidade. Eis a outra versão, uma outra leitura sobre o mesmo fato.


    
     Vinícius saiu em mais uma noite com sua lata de spray pela cidade. Iria escrever em muros os recados de sempre.
     Fazia cinco anos que ele todas as segundas terças-feiras do mês repetia este ato. Estava ficando conhecido pela cidade, embora seu anonimato. Nos jornais saíam reportagens com o título nada original "O pichador do amor". Criaram-se as mais variadas teorias para as frases escritas: "A pessoa está tentando recuperar um amor perdido", "Ele está em busca de alguém que complete o seu amor" entre tantas outras. Muitas pessoas ficavam de tocaia para descobrir quem era esta pessoa que resolveu escrever frases de incentivo pela cidade. Mas nunca conseguiram descobrir o autor das pichações "Sorria, você é linda, mesmo que a tv não diga", "O amor está ao seu lado, olhe", "Você, isso mesmo você, já beijou hoje?", "Não se permita parar de amar" e tantas outras. Alguns as classificavam como uma cafonagem sem tamanho, outros diziam que aquelas frases eram um bálsamo na aridez da vida cotidiana. Um vereador pensou em tombar as frases, tornando-as patrimônio da cidade. Chegaram a debater o assunto na câmara de vereadores, mas a proposição  não foi adiante.
     Aquela terça se parecia com todas as outras, os travestis estavam nas mesmas esquinas, os traficantes passando pelos mesmo pontos, os bêbados caídos, as prostitutas com os mesmo perfumes e Vinícius com uma lata de spray na mochila. Como sempre ele andava na sua moto se passando por um estudante voltando de alguma faculdade. Mas ele estava indo pichar as suas frases. Ja tinha decidido que picharia "ama como se fora o último dia". Tem tudo a ver com o que ele está passando, com o que o mundo está passando e com o que Fernanda está passando. Escolheu a parede e pichou bem grande a frase escolhida AMA COMO SE FORA O ÚLTIMO DIA. Ali, naquela noite escura, com a lua como testemunha Vinícius chorou sozinho, mais uma vez entre tantas noites de choro. Nestes últimos dias ele estava muito sensível, qualquer coisa lhe fazia chorar. Continuou escrevendo a frase escolhida pela cidade, passando por muros já pichados por ele, lia todos, mesmo que soubesse o que estava escrito. Seu coração sempre reverberava com as frases lidas, transformando em força para encarar a sua vida.
      Ao pichar o último muro já estava quase na hora de voltar. O dia seria longo naquela quarta. Muita coisa para fazer. Sem esquecer a visita de todos os dias. Voltou para casa e dormiu alguns poucos minutos e já era hora de trabalhar. Leu os jornais do dia. Num saite qualquer estava escrito: "O Pichador do Amor volta a espraiar suas mensagens de amor e otimismo". Vinícius lê, nada pensa sobre aquela matéria. Em outros tempos daria uma risada qualquer e seguiria a vida. Era preciso seguir em frente e trabalhar duro mais este dia e o outro e o seguinte e assim até quando as forças permitissem.
     Vinícius trabalhou no seu emprego de todos os dias. Quando chegou no horário da saída pensava somente na sua última tarefa do dia. A mais importante. Pegou a moto e foi direto cumpri-la.
     Chegando na recepção todos lá o reconhecem, afinal nos últimos cinco anos, todos os dias ele vai lá, faça sol ou faça chuva.
     - Seu Vinícius, a Fernanda está melhor hoje. Está bem animada. Perguntou pelo senhor todo o dia, parecia uma criança.
     - Que bom, estou morrendo de saudades.
     Pegou o crachá de identificação e nem esperou o elevador, subiu as escadas mesmo. Quando chegou no quarto 502 abriu a porta bem devagar.
     - Fê. Que saudades meu amor. Está corada hoje. Está linda, como sempre.
     - Vini, meu amor. Como é bom te ver, cada vez que te vejo sinto meu coração disparar. Como se fosse a primeira vez. Hoje pela manhã quando me levaram para fazer mais uma sessão de quimio passei por mais um muro onde estava escrito ama como se fosse o último dia. Vini, quando leio estas frases sinto uma ligação tão grande, me sinto acolhida por estas frases. Tenho a impressão, às vezes, que ele escreve para mim. Já li no jornal sobre este cara, é chamado de pichador do amor. Para mim é muito mais do que isso. Ele é um ser iluminado.
     - Fê, já vi estas frases e li um monte de reportagens sobre ele. Gosto também do que ele escreve. também tenho a impressão que ele escreve para mim. Acho que ele deve ter um grande amor, da mesma forma que eu. Quero que tu saiba que nunca amei tanto alguém como eu te amo.
     A Fernanda estava sentindo estranha naquele dia, ao mesmo tempo que estava bem, sentia algo que não conseguia definir. Muito estranho. Mas tinha vontade de dizer muitas coisas para o Vinícius. Ele queria ouvir, mas ela se sentia fraca para falar. Então, apenas mantinha o olhar direcionado para ele. E segurava a mão dele com o máximo de suas forças.
     Vinícius sentia que a Fê queria dizer algo, mas não conseguia, ele apenas ficou ao seu lado, com os olhos fixados no dela. E em uma fração de segundo a vida se foi. Os olhos do seu maior amor se fecharam pela última vez, a mão se soltou e o maior silêncio se fez presente. Vinícius apenas chorou, mais uma vez. Não se desesperou.
     Naquela noite, mesmo não sendo segunda terça do mês, Vinícius saiu com sua moto e com sua lata de spray. Pichou uma única frase: "Vai em paz Fernanda. Logo estarei contigo. Assinado: Vinícius". Foi a última pichação e também o último amor de Vinícius. Atualmente vive esperando o derradeiro reencontro com sua amada Fernanda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis