Pular para o conteúdo principal

A substantivação do dia a dia

     Hoje recebi um e-mail de um leitor que pediu a publicação de um texto no blog. Gostei das conclusões deste leitor. Publico na integra o texto enviado por Nelson Castro.

     Caro LedVenture!
     Por vezes leio o teu blog. Noto algumas contribuições de leitores. Não sou um leitor diário, até porque não há atualização diária. Quando lembro acesso o teu blog e sempre me surpreendo, por vezes concordo com o que é escrito por ti, às vezes discordo veementemente. Te vejo meio ingênuo, sonhador, mas gosto de ler o que é publicado. Me senti estimulado a enviar o texto abaixo, para, se for tua vontade, ser publicado. Se não quiser publicá-lo, leia-o e reflita. Abraços do leitor distante, Nelson Castro.

Por Nelson Castro

     Deixar de lado os adjetivos e pensar mais nos substantivos este é o meu caminho. Cansei dos adjetivos. Cansei de qualificar, agora quero definir o que me cerca. Lindo, legal, interessante, bonito, feio... cansei disso tudo.
     Todos querem o seu quinhão de adjetivos eu quero os meus substantivos. É muito fácil ser adjetivo, basta dar um sorriso e dizer "que lindo" ou então "simplesmente maravilhoso". É difícil parar, pensar e substantivar aquele encontro, aquela frase ou aquela relação. A procura do substantivo é a minha luta a partir de agora. Muito embora tudo que nos cerca esta tranquilamente alicerçado na facilidade da forma adjetiva da vida. Nada de polêmica, somente uma constatação. Pouco importa o âmago da questão. Importa é estar na mesma direção da massa. Sair do aconchego dos adjetivos e enfrentar a estrada dos substantivos não é fácil, mas é necessário. É preciso encontrar o substantivo da vida.
     Não posso mais perder tempo com o superficial preciso ir fundo na essência. Deixar de lado esta dura repetição de fórmulas e buscar o diferente, não somente por ser diferente, mas por ser vital no dia a dia.
     Então, a partir de hoje tentarei ser diferente, talvez tenha pouco importância para a maioria das pessoas, mas é o meu norte neste momento. Não há porque se esconder atrás dos adjetivos, é preciso ousar com os substantivos. Olhar o mundo através da aspereza de um substantivo é sentir a liberação do lugar comum.
     Mas, afinal o que é ser uma pessoa substantiva? Não é simples esta definição. Ser substantivo é perceber o todo e não o enfeite. Não é desconsiderar o adorno, mas sim dar-lhe o devido peso e não supervalorizá-lo. Ser substantivo não é fácil, não é cômodo, requer atenção a todo o momento. A cada passo somos seduzidos pelos adjetivos, somos até enfeitiçados. Mas resistir é preciso, pelo menos eu assim penso e estou exercendo este novo caminho. Não vou ceder a tentação de adjetivar o caminho... apenas quero trilhar este caminho, sem pensar onde irá terminar. Se um dia chegar a algum lugar direi com todo prazer que valeu a pena.

PS: Agora quem escreve é o LedVenture. Concordo com o Nelson Castro e todas as suas palavras, mas quando escreveste "... estou exercendo este novo caminho." Senti a falta de um adjetivo do tipo árduo caminho, inefável caminho... Deixando de lado esta brincadeira, este blogueiro neófito concorda que devemos olhar com outros olhos e deixarmos de lado a facilidade do adjetivo, pelo menos no essencial e substantivar as nossas relações. Abraços Nelson e quando quiser contribua com o LedVenture. Esclareço aos eventuais leitores que hoje não há trilha sonora, pois pouco escrevi o que me impede de colocar a trilha, nem ouvi nada, somente o passar de carros na minha quase deserta rua e iluminado por um luar (deixo de lado o adjetivo), mas é tentador colocar algum adjetivo para este luar...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis