Pular para o conteúdo principal

O Pacta Sunt Servanda que Otaviano nunca mais esqueceu

     Uma taça de vinho, este era mais um desejo naquela noite. Mas nem este desejo seria atingido. Somente dois corpos nus e nada mais. Aqueles dois não se veriam mais, pelo menos este era o acordo. Estes tempos Otaviano ouvira numa das aulas enfadonhas de direito um tal de Pacta Sunt Servanda. Mas claro que ela nunca ouvira falar neste brocardo latino.
     - Lívia, este é o teu nome, né. Quero te ver outras vezes.
     - Gatinho nem sei teu nome e nem quero saber. Lembra do que combinamos no início da noite? Era só por esta noite. E nada mais...
     - Mas Lívia, hoje foi a melhor noite da minha vida. Por isso quero repetir, quero ficar contigo em outras noites e mais outras...
     - Gatinho, tu conhece o tal de Pacta Sunt Servanda?
     - Tu só pode estar de sacanagem.
     - Gatinho é isto mesmo... Pacta Sunt Servanda...
     Neste momento Otaviano lembrou que o professor definiu Pacta Sunt Servanda  como "os pactos devem ser respeitados" ou mesmo "os acordos devem ser cumpridos" e era um princípio base do Direito Civil, mas também falou numa forma de romper esta certeza dos contratos... Infelizmente não lembrava da tal forma de romper os contratos. Para variar o mundo do direito nunca foi muito a praia dele...
     - Lívia, espera um pouco, eu sei que existe uma forma... Mas não me lembro, no direito tem uma forma de desconsiderar a certeza dos contratos, pena que não me lembro...
     - Gatinho, faz assim. Vou tomar um banho e se tu lembrar o que foi dito em aula, eu ficarei contigo outras vezes. Mas se tu não lembrar hoje será nossa primeira e a última noite.
     Neste momento ela levanta e anda até a banheira, com a toalha apenas roçando aquele corpo escultural. A mulher mais linda que Otaviano teve a sorte de encontrar. E agora o próximo encontro dependia de lembrar de um princípio de Direito Civil. Impossível ser verdade o que estava vivendo. Olhava o entorno, espelho no teto, iluminação suave, aroma de sexo no ar e o cara tinha que tentar lembrar de um princípio de Direito Civil. Estes tempos um amigo do Otaviano disse que leu Machado de Assis num motel e ele achou que era impossível. E agora tentava lembrar de um princípio de Direito Civil e chegou a lamentar que não tinha nenhum livro de Direito naquele quarto de motel. A vida era muito estranha. E olhou aquela mulher tomando banho, a mais linda que já tivera a chance de ver nua, sensual até o último fio de cabelo. Um olhar desnorteador... Continuava a olhar aquela mulher que se chamava, Lívia. Nem sabia se este era o nome dela. E disse de supetão:
     - Lívia, não lembro o tal princípio. Minha cabeça está um Rebu só.
     - Gatinho, presta atenção no que tu disse. Sem saber tu já começou a descobrir o tal princípio. Mas o teu tempo está acabando. Meu banho está quase no fim e se não me disser o tal princípio esta será nossa última noite...
     - Como assim, comecei a descobrir o princípio?
     - Isso mesmo que tu ouviu. Presta atenção no que tu disse. Ué não quer ficar comigo outras vezes? Então faz um esforço e tenta lembrar...
     Otaviano lembrou de uma frase do professor de Direito Civil I "vocês têm que prestar atenção nos princípios que iremos ver nesta aula, pois serão o ganha pão de vocês no futuro". E o pior que ele estava quase certo. Não seria meu ganha pão, mas muito mais do que isso, seria uma forma de conquistar um banquete de não sei quantos talheres. Com certeza a Lívia era a mulher mais linda e atraente do mundo. Infelizmente a cabeça do Otaviano era só povoada de pensamentos libidinosos com aquela mulher, mas nada de princípios de Direito Civil. Tentou de todas as formas. Mas chegou o momento crucial. Lívia vestiu a sua minissaia colante ao corpo, nem calcinha colocou, pois segundo suas palavras atrapalhavam. E de soslaio perguntou:
     - Gatinho, tu descobriu o tal princípio? Se sim, teremos mais noites como estas. Caso contrário serão lembranças de uma noite de verão.
     - Lívia, infelizmente sou um mau aluno. Não lembro nada além de Pacta Sunt Servanda.
     - Então, até nunca mais. E ela começa a deixar o quarto, mas antes de partir em definitivo diz com um sorriso nos olhos, Rebus Sic Stantibus, representa a Teoria da Imprevisão e constitui uma exceção à regra do Princípio da Força Obrigatória dos ContratosTrata da possibilidade de que um pacto seja alterado sempre que as circunstâncias que envolveram a sua formação não forem as mesmas no momento da execução da obrigação contratual, de modo a prejudicar uma parte em benefício da outra. Há necessidade de um ajuste no contrato. Rebus Sic Stantibus pode ser lido como "estando as coisas assim" ou "enquanto as coisas estão assim". Ah, esqueci de te dizer que sou muito CDF... Estou no último semestre de direito gatinho.
     - Espera aí, eu te encontrei...
     - Sei muito bem onde tu me encontrou, mas tenho que pagar a faculdade. Então te dou um conselho, vê se estuda.
     Otaviano, nunca mais esqueceu destes dois princípios do Direito Civil, Pacta Sunt Servanda e Rebus Sic Estantibus...E foi da forma mais estranha possível.


Trilha sonora
Dancing on a highwire - The Alan Parsons Project - Ammonia Avenue
O Sonho - Madredeus - Antologia
Exodo II - Bajofondo TangoClub - Bajofondo TangoClub
The ruins of Athens Overture - London Philarmonic Orchestra - The Best of Beethoven
Carry On Wayward Son - Kansas - The Best Of Kansas
Angel Electrico - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
There Is A Happy Land (The Original Stereo Album Mix) - David Bowie - David Bowie (Deluxe Edition)
O Vento - Jota Quest - De Volta ao Planeta
Camaleon - Soda Stereo - Dynamo
Honky Cat - Elton John - Greatest Hits 1970-2002 (Disc 1)
The Gallery - Muse - Hyper Music (Japanese Boxset)
Up in Flames - Joe Satriani - Is There Love in Space?
Living in the past - Jethro Tull - Living in the past
Gita - Raul Seixas - Millenium
Nada Personal - Soda Stereo - Nada Personal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

Efemeridades...

     O fim é efêmero. Entre tantas outras coisas.      Pode parecer estranho, mas é, ou melhor, acho que é, deixei de ser definitivo com tudo que me cerca, minhas certezas ficaram pelo caminho. Ou melhor, minhas certezas eram efêmeras.         Sempre nos é imposta a ideia de que o fim  é definitivo, mas não é, nunca foi. Alguns dirão que a morte é o fim definitivo. Também não é. Nem me refiro à questão espiritual, onde muitos acreditam que a morte é uma passagem para outro plano, outras vidas. Não acredito muito, mas respeito profundamente. É questão de fé. Contra fé não há argumentos. Ou se tem ou não se tem e ponto final. Sem nova linha.      Mas é inegável que a morte não é o fim, existe muita vida após a morte, basta olharmos um corpo em decomposição e lá estará a prova viva e morta de que a vida não termina, apenas apresenta outras formas de existência. Tudo que nos cerca e nós mesmos somos efêmeros, mas isso não quer dizer que somos finitos. Este é o centro da questão. É uma