Pular para o conteúdo principal

Desglobalize-se

     Hoje voltando para casa, depois de mais um dia de trabalho, passei pelos mesmos lugares, muros e ruas. Mas algo me chamou a atenção. Um muro não estava como ontem. Mãos trêmulas picharam em letras vermelhas uma simples palavra. Desglobalize-se. Aquele muro pichado me causou uma profunda euforia. A verbalização de um sentimento a muito experimentado por mim surgiu naquele muro pichado.
     Desde a transformação em fenômeno pop, a globalização vem mostrando os seus nefastos efeitos. Cada vez mais somos transformados em seres uniformes. Os produtos que nos são apresentados seja na moda, nas artes plásticas, na arquitetura, na música, na literatura, enfim, quase tudo tem um mesmo padrão. Somos "presenteados" por esta fórmula mágica da massificação e homogeneização. A redução dos custos é, pelo menos assim percebo, o mantra repetido pelos mentores desta globalização. O lucro fácil, barato e com menos risco é o que move a globalização. Muito embora sempre aprendi que uma das marcas do capitalismo é o risco. Mas a globalização chegou para minimizar os riscos e maximizar os lucros.
     Ao ler aquela palavra pichada num muro qualquer, finalmente percebi o norte a ser buscado. É simples, mas requer um nadar contra a correnteza. Desglobalize-se foi um recado direto para mim. Foi o significado de um sentimento a muito experimentado. Um desconforto diário com tudo que me cerca. Não consigo mais perceber a diversidade que tanto deveria marcar o ser humano. Somos cada vez mais iguais. Somos a cada dia mais parecido com um morador de qualquer outro país, por mais distante que venha a ser. Não importa o quão distante seja, não importa a sua cultura milenar, nada mais importa, pois vestimos as mesmas roupas, ouvimos as mesmas músicas, lemos os mesmos livros e comemos as mesmas comidas. Afinal, somos produtos desta nefasta globalização.
     Não quero dizer, muito menos insinuar que devemos nos fechar a tudo e refratários a qualquer influência externa. Nada disso, mas devemos também valorizar nossas vivências, nossa cultura, nossa forma de encarar o mundo e não simplesmente reproduzir experiências alheias. Ao ler aquela pichação percebi que podemos e devemos ser nós mesmos. A cultura de massa está nos sufocando, a globalização é o instrumento usado pelos mesmos de sempre para fazer o trabalho, digamos assim, sujo. Não é uma prática nova,  antigamente poderia ter outro nome, como por exemplo o mercantilismo ou qualquer outra doutrina econômica experimentada na história. Mas a desglobalização é a nossa resposta.
     Desglobalize-se é um grito de socorro, um brado contra tudo isso que nos impõem.  Não quero mais fazer parte deste grupo homogêneo, quero isso sim fazer o meu caminho, que muitas vezes pode cruzar com o caminho que trilhamos agora. Mas que certamente terá desvios, nuances e será um caminho totalmente diferente, pois somos diferentes, temos nossas especificidades. Este moedor de carnes será quebrado pela desglobalização. Não é uma tarefa fácil, muitos dirão que a globalização é um caminho sem volta e lutar contra ela é inútil. E talvez seja mesmo. Mas também é verdade que não existe luta inútil, podemos não sair vencedores ou, quem sabe, estejamos fadados a perder esta luta quixotesca. Não me importo em ser o perdedor desta luta. Pelo menos serei eu mesmo, enquanto que eles, os vencedores, serão mais um na multidão uniforme. Em verdade seremos nós mesmos e não o que eles querem que sejamos.

Trilha sonora
Balada do louco - Ney Matogrosso - Vinte e Cinco Disco I

Hoje só uma música, claro que tenho que pedir desculpas para a leitora eventual e fã do Soda Stereo, mas há um porquê só ouvir esta música. Tem tudo a ver com o que senti ao ler aquela palavra num muro qualquer do meu caminho de volta para casa...

Comentários

  1. Concordo totalmente. Esta massificacao de valores gera apenas angustia quando nao conseguimos ser o que nos eh apresentado como ideal. Poucos hj em dia ousam trilhar por caminhos diferentes.O mais facil eh seguir o exemplo que deu certo, o seguro, o comum .A maioria tem medo de desgarrar-se do rebanho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

Efemeridades...

     O fim é efêmero. Entre tantas outras coisas.      Pode parecer estranho, mas é, ou melhor, acho que é, deixei de ser definitivo com tudo que me cerca, minhas certezas ficaram pelo caminho. Ou melhor, minhas certezas eram efêmeras.         Sempre nos é imposta a ideia de que o fim  é definitivo, mas não é, nunca foi. Alguns dirão que a morte é o fim definitivo. Também não é. Nem me refiro à questão espiritual, onde muitos acreditam que a morte é uma passagem para outro plano, outras vidas. Não acredito muito, mas respeito profundamente. É questão de fé. Contra fé não há argumentos. Ou se tem ou não se tem e ponto final. Sem nova linha.      Mas é inegável que a morte não é o fim, existe muita vida após a morte, basta olharmos um corpo em decomposição e lá estará a prova viva e morta de que a vida não termina, apenas apresenta outras formas de existência. Tudo que nos cerca e nós mesmos somos efêmeros, mas isso não quer dizer que somos finitos. Este é o centro da questão. É uma