Pular para o conteúdo principal

Gustavo Cerati, Soda Stereo e Dias de Tristeza

     Estes dias estava navegando na internet e cruzei com uma notícia avassaladora, pelo menos para mim.
Gustavo Cerati sofreu um forte AVC (acidente vascular cerebral) no dia 16 de maio de 2010, se apresentava em Caracas, na Venezuela. Esteve entre a vida e a morte, quando foi submetido a uma cirurgia. Gustavo segue internado em coma e respirando com a ajuda de aparelhos em uma sala de cuidados intensivos do Instituto Fleni de Buenos Aires
     No sítio oficial de Cerati me deparo com a seguinte nota:
 10 de Mayo de 2011
A pocos días de cumplirse un año del accidente cerebro vascular de Gustavo, queremos compartir con ustedes información acerca del estado en que se encuentra y agradecer a todas las instituciones médicas y sus profesionales por la atención brindada.
Tenemos la certeza de que en cada momento y circunstancia ha sido y es la mejor que pueda y deba recibir
Sabemos de las muchas demostraciones de afecto y reconocimiento que a diario, seguidores y colegas de Gustavo realizan en nuestro país y en todo el mundo, y las que especialmente se organizarán por estos días.
Les agradecemos la calidez, el acompañamiento y el respeto con que es tratado él y su obra, además del apoyo constante que recibimos. Resulta reconfortante y nos da aliento.
Entendemos la necesidad de los medios de comunicación por producir contenidos. Esperamos seguir contando con su comprensión, empatía y humanidad, tal como lo han hecho en su gran mayoría hasta ahora.
En cada ocasión que se han producido novedades, las compartimos con ustedes a través del sitio, dentro de la brevedad que nos permite la situación. Sepan entender que nuestra prioridad es Gustavo y lo que tiene que ver con su salud para su recuperación. Apelamos a que en estos especiales días, a poco de cumplirse un año, sigamos contando con la solidaridad de todos
A continuación, el informe médico del día de hoy.
Muchas Gracias.
Familia Cerati
     Por alguns minutos fiquei petrificado, não sabia do ocorrido, não sabia que um dos caras que sonorizou momentos da minha vida está passando por esta barra. A vida é muito estranha, de uma hora para outra tudo ao nosso redor desaba.
     Para quem não lembra, Gustavo Cerati era vocalista e guitarrista do Soda Stereo, trio argentino formado ainda pelo Zeta Bosio (baixo) e Charly Alberti (bateria). O som dos caras era e é muito bom, som de qualidade e ainda muito atual, ou melhor, nada atual, pois hoje a música é baixíssima qualidade, salvo raríssimas exceções.
     Fiquei triste, estou triste e estarei triste... sem qualquer aviso ou preparação tudo gira 180 graus. Por quê? Não sei, mas gostaria muito de saber. O Cerati fez muitas coisas boas e agora está em outra dimensão, sim, quero acreditar que ele não esteja sofrendo naquele frio hospital de Buenos Aires, quero acreditar que ele esteja curtindo e o seu corpo ainda insista em estar aqui. Gostaria que ele voltasse e nos brindasse com mais discos antológicos. Ou, que apenas aqui voltasse e vivesse mais alguns anos entre nós.
    Mas se isto não acontecer,  torço que ele não sofra nestes tempos em que só o corpo esteja aqui. Só isso e nada mais do que isso. Não quero que estas linhas só retratem tristeza, embora seja uma situação triste, mas queria deixar dentro de mim aquele sentimento ao ouvir, nas primeiras vezes, os discos do Soda.Lembro que gostei de primeira. Gritava " O Soda é Foda". Acho que já tinha saído da faculdade, ou estava quase terminando, dando os primeiros passos numa profissão totalmente desconhecida para mim. Aliás, hoje ainda  desconhecida, mas isto é uma outra história. Em muitos momentos me vi cantando aquelas músicas.
     Quando descobri que em 1997 o Soda Stereo fez um show de despedida para mais de 70.000 pessoas, não entendi, pois para mim eles ainda tinham muita "lenha para queimar". Mas os caras me mostraram que não queriam somente ganhar dinheiro, quando sentiram que não estavam mais produzindo o que lhes agradasse foram procurar novos caminhos. E continuaram suas vidas produzindo discos solos. Coragem para mudar e se reinventar. Atualmente esta característica é muito rara, "artistas" se agarram a fórmulas de sucesso e ficam muitos anos produzindo somente releituras do que produziram.
    Não sei como terminar o que estou escrevendo, talvez porque a história não tenha acabado, espero ser surpreendido pela vida, surpreendido pelo Cerati, como tantas vezes ele me surpreendeu... Neste instante começa umas das músicas que mais gosto deles, Angel Eletrico, é o sinal de que a história continuará...

Trilha Sonora:

Sin Sobresaltos - Soda Stereo - Signos
Ecos - Soda Stereo - Nada Personal
Pasos - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Un Misil En Mi Placard - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Juego De Seduccion - Soda Stereo - Nada Personal
Si No Fuera Por... - Soda Stereo - Nada Personal
Coral - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Observandonos (Satelites) - Soda Stereo - Nada Personal
El Cuerpo Del Delito Soda Stereo Nada Personal
Entre Canibales - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Superstar - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Te Para Tres - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Superstar  - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
En La Ciudad De La Furia - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Ella Uso Mi Cabeza Como Un Revolver - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Imagenes Retro - Soda Stereo - Nada Personal
Planeador - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Angel Electrico - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar

Não poderia ser outra a trilha de hoje...


PS.: Não segui a orientação de um grade amigo, fiz um texto mais longo, mas acho que até ele compreenderá que tinha que deixar meu coração falar... que e às vezes é muito emotivo.

Comentários

  1. viver cada dia como se fosse o último,
    'amar la trama más que al desenlace'.

    ResponderExcluir
  2. Tenho que manifestar meus dascontentamento com esta classe emergente de escritores: Não me apontam como fonte ou participante das histórias. Assim como o escritor colorado, não me mencionas e nem lembra que eu que te iniciei no mundo Soda Stereo.
    Um abraço,
    Heitor

    ResponderExcluir
  3. É verdade que tu me mostrou o Soda, também é verdade que foi no século passado, estamos ficando velhos. Abraços do amigo serrano. Tchê, vamos nos ver dias destes...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Somos 99%

     Somos uma parcela significativa de qualquer sociedade. Somos os 99%. Apesar de sermos a imensa maioria, ainda assim somos excluídos de quase tudo. Somos chamados somente quando os detentores das riquezas, os outros 1%, precisam de nossos sacrifícios.      Como é possível que uma sociedade, com alicerces tão frágeis, fique de pé por tanto tempo? Não tenho a resposta. Entretanto, sinto que algo está mudando e muito rapidamente. Esta sociedade injusta já não está mais tão firme e começa a ser questionada. Nos últimos meses estamos acompanhando vários movimentos sociais espraidos pelo mundo. É a voz dos 99% se fazendo ouvir. Estamos cansados de sacrifícios intermináveis. E sempre dos mesmos para os mesmos. Nunca são chamados os detentores da riqueza. Um porcento da população nunca se sacrifica, mas quando aparece alguma dificuldade, criada pela ganância deles, colocam de lado suas convicções e imploram ajuda dos governos. Estes governos que sempre foram chamados de ineficientes ou

Vivendo ao largo da vida...

     - Eu vivo ao largo da vida.      - Como assim?      - Isto mesmo. Eu vivo costeando a vida. Nunca me senti incluído em nenhum grupo social. Nunca convivi com nenhuma turma. Sempre fui muito sozinho.      - Mas hoje somos um casal e temos alguns amigos.      - Sim, mas são muito mais teus amigos do que meus. E para dizer a verdade são apenas conhecidos.      - Otávio, às vezes acho que tu é louco.      - Por quê? Talvez porque eu goste de falar a verdade? Pelo menos a minha verdade.      - É. Nem sempre gostamos de ouvir verdades.      - Mas eu gosto de falá-las.      - Otávio, tu tem esta mania de falar o português correto. Isto, sim, me incomoda. E também me irrita esta tua vontade de falar verdades... Verdades não são para serem ditas.      - Isabele, olha o paradoxo desta tua frase...      - Para o que...      - Paradoxo. Para os menos acostumados com o vernáculo, paradoxo é uma especie de contrassenso, absurdo ou disparate.      - Tu e esta mania de me chamar de i

DSK, o homem "respeitável"

     Imaginem um homem poderoso. Um homem influente. Um homem "respeitável". Este homem entra num avião, se dirige à primeira classe, lugar onde sempre se acomoda quando viaja de avião. Afinal, é o todo poderoso, não existe outro lugar para este homem a não ser a primeira classe de uma aeronave. Pelo menos até então.      Mas antes de se deslocar até este avião, o "respeitável" senhor abusou de uma camareira do hotel de luxo onde estava hospedado. Muitos ao imaginar esta situação têm a certeza de que nada iria acontecer a este senhor poderoso, temos certeza de que ele iria para o seu destino e aquela camareira conviveria com esta chaga, ser abusada por um homem poderoso e nada poder fazer porquanto ninguém acreditaria nela. Mas não foi o que aconteceu nestes últimos dias nos Estados Unidos.      Muitos de nós criticamos os Estados Unidos. Na adolescência tínhamos como objeto da nossa ira este país imperialista. Afinal, éramos e ainda somos a parte do mundo explorada