Pular para o conteúdo principal

Gustavo Cerati, Soda Stereo e Dias de Tristeza

     Estes dias estava navegando na internet e cruzei com uma notícia avassaladora, pelo menos para mim.
Gustavo Cerati sofreu um forte AVC (acidente vascular cerebral) no dia 16 de maio de 2010, se apresentava em Caracas, na Venezuela. Esteve entre a vida e a morte, quando foi submetido a uma cirurgia. Gustavo segue internado em coma e respirando com a ajuda de aparelhos em uma sala de cuidados intensivos do Instituto Fleni de Buenos Aires
     No sítio oficial de Cerati me deparo com a seguinte nota:
 10 de Mayo de 2011
A pocos días de cumplirse un año del accidente cerebro vascular de Gustavo, queremos compartir con ustedes información acerca del estado en que se encuentra y agradecer a todas las instituciones médicas y sus profesionales por la atención brindada.
Tenemos la certeza de que en cada momento y circunstancia ha sido y es la mejor que pueda y deba recibir
Sabemos de las muchas demostraciones de afecto y reconocimiento que a diario, seguidores y colegas de Gustavo realizan en nuestro país y en todo el mundo, y las que especialmente se organizarán por estos días.
Les agradecemos la calidez, el acompañamiento y el respeto con que es tratado él y su obra, además del apoyo constante que recibimos. Resulta reconfortante y nos da aliento.
Entendemos la necesidad de los medios de comunicación por producir contenidos. Esperamos seguir contando con su comprensión, empatía y humanidad, tal como lo han hecho en su gran mayoría hasta ahora.
En cada ocasión que se han producido novedades, las compartimos con ustedes a través del sitio, dentro de la brevedad que nos permite la situación. Sepan entender que nuestra prioridad es Gustavo y lo que tiene que ver con su salud para su recuperación. Apelamos a que en estos especiales días, a poco de cumplirse un año, sigamos contando con la solidaridad de todos
A continuación, el informe médico del día de hoy.
Muchas Gracias.
Familia Cerati
     Por alguns minutos fiquei petrificado, não sabia do ocorrido, não sabia que um dos caras que sonorizou momentos da minha vida está passando por esta barra. A vida é muito estranha, de uma hora para outra tudo ao nosso redor desaba.
     Para quem não lembra, Gustavo Cerati era vocalista e guitarrista do Soda Stereo, trio argentino formado ainda pelo Zeta Bosio (baixo) e Charly Alberti (bateria). O som dos caras era e é muito bom, som de qualidade e ainda muito atual, ou melhor, nada atual, pois hoje a música é baixíssima qualidade, salvo raríssimas exceções.
     Fiquei triste, estou triste e estarei triste... sem qualquer aviso ou preparação tudo gira 180 graus. Por quê? Não sei, mas gostaria muito de saber. O Cerati fez muitas coisas boas e agora está em outra dimensão, sim, quero acreditar que ele não esteja sofrendo naquele frio hospital de Buenos Aires, quero acreditar que ele esteja curtindo e o seu corpo ainda insista em estar aqui. Gostaria que ele voltasse e nos brindasse com mais discos antológicos. Ou, que apenas aqui voltasse e vivesse mais alguns anos entre nós.
    Mas se isto não acontecer,  torço que ele não sofra nestes tempos em que só o corpo esteja aqui. Só isso e nada mais do que isso. Não quero que estas linhas só retratem tristeza, embora seja uma situação triste, mas queria deixar dentro de mim aquele sentimento ao ouvir, nas primeiras vezes, os discos do Soda.Lembro que gostei de primeira. Gritava " O Soda é Foda". Acho que já tinha saído da faculdade, ou estava quase terminando, dando os primeiros passos numa profissão totalmente desconhecida para mim. Aliás, hoje ainda  desconhecida, mas isto é uma outra história. Em muitos momentos me vi cantando aquelas músicas.
     Quando descobri que em 1997 o Soda Stereo fez um show de despedida para mais de 70.000 pessoas, não entendi, pois para mim eles ainda tinham muita "lenha para queimar". Mas os caras me mostraram que não queriam somente ganhar dinheiro, quando sentiram que não estavam mais produzindo o que lhes agradasse foram procurar novos caminhos. E continuaram suas vidas produzindo discos solos. Coragem para mudar e se reinventar. Atualmente esta característica é muito rara, "artistas" se agarram a fórmulas de sucesso e ficam muitos anos produzindo somente releituras do que produziram.
    Não sei como terminar o que estou escrevendo, talvez porque a história não tenha acabado, espero ser surpreendido pela vida, surpreendido pelo Cerati, como tantas vezes ele me surpreendeu... Neste instante começa umas das músicas que mais gosto deles, Angel Eletrico, é o sinal de que a história continuará...

Trilha Sonora:

Sin Sobresaltos - Soda Stereo - Signos
Ecos - Soda Stereo - Nada Personal
Pasos - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Un Misil En Mi Placard - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Juego De Seduccion - Soda Stereo - Nada Personal
Si No Fuera Por... - Soda Stereo - Nada Personal
Coral - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Observandonos (Satelites) - Soda Stereo - Nada Personal
El Cuerpo Del Delito Soda Stereo Nada Personal
Entre Canibales - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Superstar - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Te Para Tres - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Superstar  - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
En La Ciudad De La Furia - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Ella Uso Mi Cabeza Como Un Revolver - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Imagenes Retro - Soda Stereo - Nada Personal
Planeador - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Angel Electrico - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar

Não poderia ser outra a trilha de hoje...


PS.: Não segui a orientação de um grade amigo, fiz um texto mais longo, mas acho que até ele compreenderá que tinha que deixar meu coração falar... que e às vezes é muito emotivo.

Comentários

  1. viver cada dia como se fosse o último,
    'amar la trama más que al desenlace'.

    ResponderExcluir
  2. Tenho que manifestar meus dascontentamento com esta classe emergente de escritores: Não me apontam como fonte ou participante das histórias. Assim como o escritor colorado, não me mencionas e nem lembra que eu que te iniciei no mundo Soda Stereo.
    Um abraço,
    Heitor

    ResponderExcluir
  3. É verdade que tu me mostrou o Soda, também é verdade que foi no século passado, estamos ficando velhos. Abraços do amigo serrano. Tchê, vamos nos ver dias destes...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Ocaso!

    Faz muito tempo que não entro aqui para escrever. Aliás, faz muito tempo que não acesso o blog. Ele está em um processo de hibernação. Quase uma vida mantida por aparelhos.     O motivo? Talvez o ocaso do LedVenture esteja próximo. Gosto da palavra ocaso. Penso em um caso qualquer, uma história qualquer que será contada. É o tipo de palavra que o som te carrega a muitos lugares e situações. Mas voltado desta pequena digressão, o LedVenture sempre foi um personagem vivido por este blogueiro neófito. Um personagem que por breves momentos adquiriu vida própria. Um personagem que ultrapassou os limites da ficção e viveu algumas experiências muito interessantes. Outras nem tanto.      Cruzam ambulâncias aqui perto, correndo não sei para onde, talvez para acudir este blogueiro, talvez não... As ambulâncias passarem e a vida volta ao normal por aqui, não me acudiram. Parece que não foram chamadas para me atender.  Na verdade não prec...

A casa não vai cair...

     Um amigo, aliás, um ótimo amigo escreveu algo que me fez pensar: "... enquanto nos perdemos nos detalhes, contando, classificando... a vida passa e a casa vai caindo, pouco a pouco."      Este amigo em poucas palavras me mostrou o que somos, ou melhor, no que nos transformamos.      Parece que deixamos de lado o quadro para prestarmos atenção na moldura, sabemos tudo sobre este detalhe, o ano da fabricação da madeira, o tipo e forma do corte, esquecemos de olhar o quadro em si. Fechamos os olhos para a pintura...      No início o não entendi, pois o simples nos é tão difícil de entender, sempre estamos  querendo transformar esta simplicidade em algo complexo. Mas esta simplicidade quando nos é revelada nos abre olhos, enxergamos além da moldura, passamos a ver o conteúdo do quadro; nos surpreendemos com o que surge aos nossos incrédulos olhos.      Parece que somos criados para somente fazermos part...

Modernidade, botas e amor...

     Este mundo da modernidade é muito frugaz, tudo muda de uma hora para outra. O que hoje é a maior representação da tecnologia, amanhã é totalmente obsoleto. Hoje vivemos o tempo da mudança constante, até mesmo para que haja movimentação econômica, consumo e mais consumo.      O ser humano viveu milhares de anos evoluindo gradativamente, se adaptando ao meio para sobreviver as vicissitudes da vida. Hoje em dia nós seres humanos alteramos o que nos cerca para que este se molde as nossas necessidades. Construímos enormes hidrelétricas alagando milhares de hectares. Para quê? Para  produzir mais energia e satisfazer nossas pequenas necessidades. Criamos cidades dentro de mares para que? Para simplesmente ostentarmos, ou seja, para mostrarmos para os mais desvalidos que existe uma classe social que pode tudo. Erguemos centrais atômicas na zona mais perigosa do mundo e ficamos surpresos quando acontece uma catástrofe anunciada.      Qu...