Pular para o conteúdo principal

Gustavo Cerati, Soda Stereo e Dias de Tristeza

     Estes dias estava navegando na internet e cruzei com uma notícia avassaladora, pelo menos para mim.
Gustavo Cerati sofreu um forte AVC (acidente vascular cerebral) no dia 16 de maio de 2010, se apresentava em Caracas, na Venezuela. Esteve entre a vida e a morte, quando foi submetido a uma cirurgia. Gustavo segue internado em coma e respirando com a ajuda de aparelhos em uma sala de cuidados intensivos do Instituto Fleni de Buenos Aires
     No sítio oficial de Cerati me deparo com a seguinte nota:
 10 de Mayo de 2011
A pocos días de cumplirse un año del accidente cerebro vascular de Gustavo, queremos compartir con ustedes información acerca del estado en que se encuentra y agradecer a todas las instituciones médicas y sus profesionales por la atención brindada.
Tenemos la certeza de que en cada momento y circunstancia ha sido y es la mejor que pueda y deba recibir
Sabemos de las muchas demostraciones de afecto y reconocimiento que a diario, seguidores y colegas de Gustavo realizan en nuestro país y en todo el mundo, y las que especialmente se organizarán por estos días.
Les agradecemos la calidez, el acompañamiento y el respeto con que es tratado él y su obra, además del apoyo constante que recibimos. Resulta reconfortante y nos da aliento.
Entendemos la necesidad de los medios de comunicación por producir contenidos. Esperamos seguir contando con su comprensión, empatía y humanidad, tal como lo han hecho en su gran mayoría hasta ahora.
En cada ocasión que se han producido novedades, las compartimos con ustedes a través del sitio, dentro de la brevedad que nos permite la situación. Sepan entender que nuestra prioridad es Gustavo y lo que tiene que ver con su salud para su recuperación. Apelamos a que en estos especiales días, a poco de cumplirse un año, sigamos contando con la solidaridad de todos
A continuación, el informe médico del día de hoy.
Muchas Gracias.
Familia Cerati
     Por alguns minutos fiquei petrificado, não sabia do ocorrido, não sabia que um dos caras que sonorizou momentos da minha vida está passando por esta barra. A vida é muito estranha, de uma hora para outra tudo ao nosso redor desaba.
     Para quem não lembra, Gustavo Cerati era vocalista e guitarrista do Soda Stereo, trio argentino formado ainda pelo Zeta Bosio (baixo) e Charly Alberti (bateria). O som dos caras era e é muito bom, som de qualidade e ainda muito atual, ou melhor, nada atual, pois hoje a música é baixíssima qualidade, salvo raríssimas exceções.
     Fiquei triste, estou triste e estarei triste... sem qualquer aviso ou preparação tudo gira 180 graus. Por quê? Não sei, mas gostaria muito de saber. O Cerati fez muitas coisas boas e agora está em outra dimensão, sim, quero acreditar que ele não esteja sofrendo naquele frio hospital de Buenos Aires, quero acreditar que ele esteja curtindo e o seu corpo ainda insista em estar aqui. Gostaria que ele voltasse e nos brindasse com mais discos antológicos. Ou, que apenas aqui voltasse e vivesse mais alguns anos entre nós.
    Mas se isto não acontecer,  torço que ele não sofra nestes tempos em que só o corpo esteja aqui. Só isso e nada mais do que isso. Não quero que estas linhas só retratem tristeza, embora seja uma situação triste, mas queria deixar dentro de mim aquele sentimento ao ouvir, nas primeiras vezes, os discos do Soda.Lembro que gostei de primeira. Gritava " O Soda é Foda". Acho que já tinha saído da faculdade, ou estava quase terminando, dando os primeiros passos numa profissão totalmente desconhecida para mim. Aliás, hoje ainda  desconhecida, mas isto é uma outra história. Em muitos momentos me vi cantando aquelas músicas.
     Quando descobri que em 1997 o Soda Stereo fez um show de despedida para mais de 70.000 pessoas, não entendi, pois para mim eles ainda tinham muita "lenha para queimar". Mas os caras me mostraram que não queriam somente ganhar dinheiro, quando sentiram que não estavam mais produzindo o que lhes agradasse foram procurar novos caminhos. E continuaram suas vidas produzindo discos solos. Coragem para mudar e se reinventar. Atualmente esta característica é muito rara, "artistas" se agarram a fórmulas de sucesso e ficam muitos anos produzindo somente releituras do que produziram.
    Não sei como terminar o que estou escrevendo, talvez porque a história não tenha acabado, espero ser surpreendido pela vida, surpreendido pelo Cerati, como tantas vezes ele me surpreendeu... Neste instante começa umas das músicas que mais gosto deles, Angel Eletrico, é o sinal de que a história continuará...

Trilha Sonora:

Sin Sobresaltos - Soda Stereo - Signos
Ecos - Soda Stereo - Nada Personal
Pasos - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Un Misil En Mi Placard - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Juego De Seduccion - Soda Stereo - Nada Personal
Si No Fuera Por... - Soda Stereo - Nada Personal
Coral - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Observandonos (Satelites) - Soda Stereo - Nada Personal
El Cuerpo Del Delito Soda Stereo Nada Personal
Entre Canibales - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Superstar - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Te Para Tres - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Superstar  - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
En La Ciudad De La Furia - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Ella Uso Mi Cabeza Como Un Revolver - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Imagenes Retro - Soda Stereo - Nada Personal
Planeador - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar
Angel Electrico - Soda Stereo - Comfort Y Musica Para Volar

Não poderia ser outra a trilha de hoje...


PS.: Não segui a orientação de um grade amigo, fiz um texto mais longo, mas acho que até ele compreenderá que tinha que deixar meu coração falar... que e às vezes é muito emotivo.

Comentários

  1. viver cada dia como se fosse o último,
    'amar la trama más que al desenlace'.

    ResponderExcluir
  2. Tenho que manifestar meus dascontentamento com esta classe emergente de escritores: Não me apontam como fonte ou participante das histórias. Assim como o escritor colorado, não me mencionas e nem lembra que eu que te iniciei no mundo Soda Stereo.
    Um abraço,
    Heitor

    ResponderExcluir
  3. É verdade que tu me mostrou o Soda, também é verdade que foi no século passado, estamos ficando velhos. Abraços do amigo serrano. Tchê, vamos nos ver dias destes...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Os conflitos de Lucas

- Hoje você me disse que tudo estava acabado. Mas estamos aqui neste motel.
     - Não retiro o que te disse. Estar aqui é mais uma prova que o nosso amor acabou e que o único lugar onde ele ainda pulsa é aqui. O que é uma pena.
     - Mas ainda tem um lugar onde somos felizes.
     - Tu acha que felicidade é isso que vivemos? Se tu acha que isto aqui é felicidade, tenho que te dizer que você nunca foi feliz...
     - Eu aqui nos teus braços sou a mulher mais feliz deste mundo e isto é felicidade para mim.
     - Pois eu queria algo mais.
     - Lucas, tu é o primeiro homem que me diz isso, talvez por isso você seja tão especial.
     - Não sou especial, apenas quero ser feliz e formar uma família. Só isso, será que é pedir demais?
     - Com certeza para uma mulher como eu é pedir demais... Nem meu nome tu sabe. Só meu nome de guerra.
     - Como assim, tu não se chama Sharon?
     - Claro que não. Meu nome é comum e não combina com o que faço.
     - Então se revele, pelo menos…

"Como fazer sexo"

O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.
     Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link: Trends: Como fazer sexo. Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.
      Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquisar c…

Vida em anacruse

Já escrevi vários inícios. Muitos refeitos ou deletados.
     Tentativas vãs. Ou melhor, tentativas desfeitas, mas não vãs, pois todas, absolutamente todas me ensinaram alguma coisa. Na verdade pouco importa, porque a cada início tudo se repete. Queria que fosse diferente. Talvez como a música que está tocando. Follow Me do disco Imaginary Day do Pat Metheny  é a música perfeita para retratar o que quero dizer. Esta música já inicia no meio de um compasso, o que recebe o nome de anacruse, acho que é este o nome.
     A vida poderia ser uma grande anacruse. Explico. Primeiramente tenho que tentar definir anacruse como a ausência de tempos no primeiro compasso de uma melodia. Não sou músico, por isso defino a anacruse de forma tão simplória e tosca. O que quero dizer com esta figura de linguagem é que seria mais fácil se a vida fosse em anacruse, ou seja, quando menos esperássemos já estaríamos vivendo, sem nenhum subterfúgio ou intróito. Não prepararíamos nada. Não desperdiçaríamo…