Pular para o conteúdo principal

Felicidade de nossos bichos de estimação e de nós mesmos

     Hoje escrevo olhando o Che. Para quem não sabe, Che Guevara é o mais novo integrante da família deste blogueiro. Um cachorro especial. No dia 05 de março escrevi o seguinte texto: Nosso bichos de estimação onde fazia alguns comparativos entre os gastos com nossos animais de estimação e os gastos em saúde, educação entre outras coisas.
     A vida nos apresenta muitas surpresas. E quando menos esperamos encontramos nossas contradições, encontramos novas formas de agir. Escrevo olhando o Che. Ele procurou uma nesga de sol que invade a casa e se aninhou ali. Esta ali com seu jeito simples, com sua forma destemida de encarar o mundo. Sempre descobrindo novos jeitos de agir face a sua falta de visão. Ele começa a me mostrar que quem não enxerga sou eu. Ele vê muito bem.
Che lagarteando...
     Lá em março eu pensava de uma forma estanque, só me concentrando em um dos lados da questão. Esqueci que a vida é muito mais complexa e não tem uma única maneira de ser encarada. Evidentemente  que as pessoas precisam de atenção, inegável que as crianças têm direito a educação, é insofismável que a sociedade deve eleger questões prioritárias a serem enfrentadas, enfim, nossa sociedade tem muitos problemas a serem resolvidos, mas não são somente estes problemas que fazem parte da nossa vida. O Che veio deitar no meu lado e simplesmente diz com seu jeito que ele gosta de mim. Simples assim, com um agir ele me disse tanta coisa... A vida é muito mais do que os problemas que nos cercam, precisamos viver e para viver temos que amar, não importando se é um animal, uma pessoa, uma entidade astral ou o que ou quem quer que seja... Temos que distribuir amor, necessitamos fazer feliz quem gostamos. O mundo que nos cerca percebe este amor e muda também.
     Aprendi uma lição nestes últimos dias. Primeiro que devo ser menos egoísta, aprendi que não somos o centro do mundo. Percebi que a vida por si só não se basta, precisamos compartilhar. Não importa a forma e não importa em qual direção. No me caso estamos amando o Che Guevara, o nosso guerrilheiro do amor. Ele é simplesmente um cachorro, com suas alegrias, tristezas e dificuldades, mas acima de tudo com sua vontade de viver e ser feliz. Ele nos mostra todos os dias como é bom estar vivo e fazer parte desta felicidade. Ele só em sentir a gente já levanta as orelhas (agora por exemplo ele está me cheirando e pedindo atenção, irei parar de escrever e dar uns afagos nele). Depois de muitos minutos com o Che, volto a escrever para somente deixar aqui registrado que o Che é o cachorro que me mostrou que é possível conciliar a vida diária com o desprendimento de uma doação. Estou aprendendo a doar o meu tempo, doar meu amor, doar minha atenção. Mas descobri que quem esta recebendo sou eu, recebo do Che amor, atenção e acima de tudo o exemplo de que é possível ser feliz com o que temos. Não nos preocupando com o que nos falta, mas sim valorizando nossas capacidades e nossas conquistas. No texto do dia 05 de março terminei com a seguinte frase "Que mundo cão este que vivemos..." Hoje ao encerrar este texto desejo que o mundo atual seja de fato um mundo cão, onde o amor impere, um amor canino que não cobra, simplesmente ama. Por fim, só não muda de opinião quem já morreu, como eu não morri, mais uma vez mudei de opinião e devo mais esta mudança a um cachorro que se chama Che e que dizem ser cego. Talvez o cego seja eu e ele esteja me mostrando o que é ver de verdade. Nos vemos.

Trilha Sonora:
Modinha - Antônio Carlos Jobim - Inédito
Hold Back The Water - Bachman-Turner Overdrive - The Collection
More Than A Woman - Bee Gees - Their Greatest Hits - The Record (Disc Two)
Chicago - Make Me Smile - Clássicos Rock 500
Pink Floyd - Speak to Me - Breathe in the Air - Clássicos Rock 500
Scene Of A Perfect Crime - Concrete Blonde - Recollection
Rambling On My Mind - Have You Ever Loved A Woman - Eric Clapton - Crossroads 2: Live In The Seventies
Change The World - Eric Clapton - Greatest Hits - Vol II
Sweet Girl - Fleetwood Mac - The Dance
You Could Be Mine - Guns N´ Roses - Greatest Hits
Birthday Card At Christmas - Ian Anderson - Rupi's Dance
User-Friendly - Ian Anderson - Walk Into Light
Hunting girl - Jethro Tull Live - Bursting out Dsic 2
Point Of Know Return - Kansas - The Best Of Kansas
Black Burning Heart - Keane - Perfect Symmetry
No Sympathy (Reprise) - Lee Ritenour - Rit
Communicate - Michael Hedges - The Road To Return
Sublime - Muse - Arcana
Intro - Muse - Hullabaloo Soundrack [Live at le zenith Paris 28-29/08/01] (Disc 2)
Norwegian Wood (This Bird Has Flown) - Nei Lisboa - Hi-fi
Cowgirl In The Sand - Neil Young - Greatest Hits
Reggatta De Blanc - The Police - The Police

Comentários

  1. Parabéns!
    Fui uma das pessoas que, com a Mari, fizemos 'propaganda de amor' do Polvilho!
    Agora, Che Guevara! uma pessoinha de amor. Somos abençoados todos os dias com o amor incondicional dos amores mais lindos do Criador! Perdi meu pinscher, cãopanheiro de 10 anos, o PILL, 9 dias atrás. Chorei e ainda choro! Mas a maior lição que ele deixou foi de que teria amor para dar a uma maninha dele, uma viralata que batizei de MAFALDA e irá chegar aqui em casa no sábado. Seremos nós duas somente: Regina e Mafalda, Mafalda e Regina. Mas seremos felizes porque trocaremos amor e faremos um novo ciclo e uma nova vida! Parabéns a vocês e ao lindo CHE, que enxerga mais do que todos nós!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

Efemeridades...

     O fim é efêmero. Entre tantas outras coisas.      Pode parecer estranho, mas é, ou melhor, acho que é, deixei de ser definitivo com tudo que me cerca, minhas certezas ficaram pelo caminho. Ou melhor, minhas certezas eram efêmeras.         Sempre nos é imposta a ideia de que o fim  é definitivo, mas não é, nunca foi. Alguns dirão que a morte é o fim definitivo. Também não é. Nem me refiro à questão espiritual, onde muitos acreditam que a morte é uma passagem para outro plano, outras vidas. Não acredito muito, mas respeito profundamente. É questão de fé. Contra fé não há argumentos. Ou se tem ou não se tem e ponto final. Sem nova linha.      Mas é inegável que a morte não é o fim, existe muita vida após a morte, basta olharmos um corpo em decomposição e lá estará a prova viva e morta de que a vida não termina, apenas apresenta outras formas de existência. Tudo que nos cerca e nós mesmos somos efêmeros, mas isso não quer dizer que somos finitos. Este é o centro da questão. É uma