Pular para o conteúdo principal

Mudanças

     Interessante como as coisas mudam ao nosso redor.
     De um dia para o outro tudo muda. Como é possível ser assim e sempre ser assim. E o pior é que nos acostumamos com estas mudanças. Mudanças de toda ordem. Mudanças de vida, de amores, de emprego, de humores, enfim, tudo absolutamente tudo muda. Às vezes são avassaladoras, outras nem tanto. Mas são mudanças.
     Conheço quem se assusta por qualquer mudança, até a mudança do horário de verão já é motivo para algum tipo de receio. "Será que vou demorar a me adaptar a este novo horário." Ano após ano repetem a mesma pergunta.
    Por outro lado, há pessoas que não vivem sem algum tipo de mudança. Se elas não ocorrem de tempos em tempos já é motivo para alguma insatisfação. "Que saco, nada muda na minha vida."
     Estes tipos de pessoas reagem de formas diversas diante das mudanças da vida. Eu, como sempre sou um meio termo, me assusto e, ao mesmo tempo, gosto das mudanças. Por trinta e um anos vivi no mesmo bairro, cruzei pelas mesmas pessoas, passava pelas mesmas ruas e avenidas, dias após dia. Isso me incomodava profundamente, sentia um grande desconforto, mas levava aquela vida de todos os dias. Sem neuroses, mas com este desconforto a me incomodar. De um dia para o outro, em menos de quinze dias estava eu numa outra cidade (muito pequena e querida), em outro trabalho, uma vida mudou em menos de um mês. Foi uma surpresa. Encarei com receio a mudança, mas ao mesmo tempo encarei de frente. Lembro tudo que surgiu na minha mente naqueles dias. Sentia que não havia alternativa, só tinha aquele caminho. A bem da verdade eu poderia optar por não seguir a estrada que se vislumbrava, ficaria com a vida de todos os dias, entretanto, esta possibilidade nem chegou a ser cogitada. Por uma simples razão, a necessidade da mudança pululava em mim, por anos, pronta para ser vivida. Eu lutei para ter aquele tipo de mudança. Então só me restava ir em frente. E fui. Não me arrependo, pois encontrei uma cidade maravilhosa (Iraí, nordeste do Rio Grande do Sul), fui muito feliz lá, vivi intensamente aqueles dias. Mas de uma hora para outra outra mudança apareceu, troquei novamente de cidade, conheci novas pessoas, novas situações surgiram, novas estradas foram trilhadas. Mais uma vez fui em frente. Novamente senti que valeu a pena. Mas nem sempre é assim.
     As mudanças nos ensinam ou deveriam ensinar. Por vezes de forma dura sofremos pela mudança, em outras situações seguimos felizes por um novo caminho que se abriu e aprendemos com ele. As  mudanças na vida são necessárias, pertinentes, mas não deixam de ser assustadoras. O incomodo de tudo isso é não aprender com alguma mudança e neste quesito sou um campeão. Quem sabe um super campeão, uma espécie de Usain Bolt. Por vezes erro das mesmas formas que errava quando tinha poucos anos e vou errando cada vez mais. Mesmo que a situação seja já meio corriqueira e que eu já tenha passado por ela. Não aprendo com o tempo, não aprendo muito com as mudanças da vida, ou melhor, tenho que experimentar muitas vezes alguma mudança para aprender.
     Tenho consciência de que não sou o único que não aprende com as mudanças experimentadas, sei que não sou o único que erra os mesmos erros. Mas sou insatisfeito com este não aprendizado. Talvez por isso escreva, para quando ler este texto num futuro não muito distante eu aprenda ao relembrar dos erros do passado. Talvez eu não aprenda nada. Na verdade pouco importa, pois talvez a minha forma de aprender seja assim, errando inúmeras vezes até acertar de vez. Espero que não tenha que errar muito mais, pois às vezes é muito cansativo esta forma de aprendizado. É verdade que aprendo, mas depois de muito tempo de aprendizado com os mesmos erros. Esta é a vida de todos os dias, mas ainda assim é uma boa vida, não tenho do que reclamar, talvez alguma palavra ouvida, algum dissabor vivido, mas na verdade faz parte do jogo que costumamos denominar de vida. Hoje, diferente de ontem, começo a entender o porquê deste aprendizado tão difícil. Mas esta é uma outra história.

PS: Este post estava lá nos rascunhos esperando o momento da sua conclusão, ou então, a espera do cometimento de mais erros a estimular a escrita deste post.

Trilha Sonora:
Siesta - Andreas Vollenweider - Air
Los Tangueros - Bajofondo TangoClub - Bajofondo TangoClub Remixed
Centrojá - Bajofondo TangoClub - Supervielle
They Can't Take That Away from Me - Frank Sinatra - Duets
PYT (Pretty Young Thing) - Michael Jackson - Thriller (25th Anniversary Edition)
Careful With That Axe Eugene  - Pink Floyd - The Pink Floyd Early Singles
Bring the Boys Back Home - Pink Floyd - The Wall - Disc II
Start Me Up - The Rolling.Stones - Live Licks
Day Too Soon (Mock & Toof Edit) - Sia - Some People Have Real Problems
Final Caja Negra - Soda Stereo - Ruido Blanco
Lucky Man - Emerson, Lake & Palmer - Rock 70´s
I Shot The Sheriff - Bob Marley & The Wailers - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Just Like Heaven - The Cure - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time

Comentários

  1. Aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... William Shakespeare

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, já que gosta de Shakespeare, encontrei algo escrito por este mestre que se encaixa neste momento:


    Eu aprendi...
    ...que ignorar os fatos não os altera;

    Eu aprendi...
    ...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

    Eu aprendi...
    ...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

    Eu aprendi...
    ...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

    Eu aprendi...
    ...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

    Eu aprendi...
    ...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

    Eu aprendi...
    ...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

    Eu aprendi...
    ...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

    Eu aprendi...
    ...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

    Eu aprendi...
    ...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.
    (Boa noite , Amor )
    William Shakespeare

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

Efemeridades...

     O fim é efêmero. Entre tantas outras coisas.      Pode parecer estranho, mas é, ou melhor, acho que é, deixei de ser definitivo com tudo que me cerca, minhas certezas ficaram pelo caminho. Ou melhor, minhas certezas eram efêmeras.         Sempre nos é imposta a ideia de que o fim  é definitivo, mas não é, nunca foi. Alguns dirão que a morte é o fim definitivo. Também não é. Nem me refiro à questão espiritual, onde muitos acreditam que a morte é uma passagem para outro plano, outras vidas. Não acredito muito, mas respeito profundamente. É questão de fé. Contra fé não há argumentos. Ou se tem ou não se tem e ponto final. Sem nova linha.      Mas é inegável que a morte não é o fim, existe muita vida após a morte, basta olharmos um corpo em decomposição e lá estará a prova viva e morta de que a vida não termina, apenas apresenta outras formas de existência. Tudo que nos cerca e nós mesmos somos efêmeros, mas isso não quer dizer que somos finitos. Este é o centro da questão. É uma