Pular para o conteúdo principal

Liberdade de Expressão versus Dignidade da Pessoa Humana

     Hoje, mesmo separado por alguns quilômetros, debati com um grande amigo meu. Debatemos através deste meio incrível que é a internet. Nossa discussão baseou-se em qual valor é o mais importante numa sociedade, a Liberdade de Expressão ou a Dignidade da Pessoa Humana. Em primeiro lugar tenho que contextualizar esta discussão. Este amigo divulgou uma notícia de médicos cubanos no Haiti e o trabalho maravilhoso que eles fazem naquele país. Eu de minha parte enalteci o trabalho destes abnegados profissionais cubanos e lamentei que em Cuba faltava o bem maior em qualquer sociedade que é a Liberdade de Expressão. E a partir destes pontos debatemos saudavelmente.
     E desde aquele momento fiquei pensando sobre estes dois valores, a dignidade da pessoa humana e a liberdade de expressão. Claro que uma sociedade é alicerçada em alguns valores essenciais:
     * Respeito à vida, pois caso contrário seríamos uma sociedade autofágica;
     * Estimular e proporcionar educação, para que haja crescimento da sociedade e dos indivíduos;
     * Proporcionar saúde.
     Ao meu sentir qualquer sociedade começa a partir destes três vetores. Mas não para aí, o ser humano é diverso, não é acomodado, sempre queremos evoluir. Aqui começa o debate que travei com este amigo.
     Eu não vejo como uma sociedade ser caracterizada como estimuladora da Dignidade da Pessoa quando ao mesmo tempo não respeita a opinião destas pessoas. O exemplo de Cuba é claro neste sentido. A sociedade cubana atingiu o primeiro degrau na formação de qualquer sociedade, pois respeita à vida, olha com muita atenção à educação de seu povo e proporciona saúde para toda a população. Mas parou aí. Quem pensa diferente do governo não é visto com bons olhos, quem questiona o governo (que não é um Deus) é tratado como bandido, é perseguido pelos governantes e é considerado como um pária. E só porque pensa diferente da classe dirigente. Ora, este sistema não pode ser considerado ideal (eu mesmo era fã incondicional de Cuba, mas com o tempo notei que não poderia defender um sistema que não respeita os seus governados).
     A evolução de qualquer sociedade passa pelo respeito das opiniões diversas desta sociedade. Não podemos deixar de lado este direito de todos nós. Não consigo admitir que um governo diga que respeita a dignidade da pessoa quando vira as costas para o que pensa esta pessoa. Não é possível.
     O ser humano quer ser olhado com alguém importante, quer ser tratado como pessoa e ter todos os direitos de qualquer ser humano, nem mais nem menos, mas sim na mesma medida que todos são tratados. Mas isso não basta porque todos nós pensamos, todos nós temos nossas formas de encarar o mundo, todos nós temos voz. E quando esta voz é abafada nos sentimos indignos. Um governo que nos dá educação tem por obrigação nos ouvir. Não queremos impor nossa verdade, mas queremos que nossa verdade seja ao menos escutada. Aí reside o calcanhar de Aquiles de todas as experiências Comunistas/Socialistas. A verdade de um é imposta para todos. Não houve e não há nenhum país comunista ou socialista que tenha dado voz aos indivíduos. Por isso tenho a convicção que estas experiências não frutificaram porque deixaram de lado a diversidade de opinião. O debate era com apenas uma visão de mundo, portanto, não existia, o que havia era um monólogo. Um enfadonho e tenebroso monólogo. Não somos um quadro negro, somos um quadro multicolorido e com várias tonalidades. Este é o ser humano e qualquer sociedade digna deste nome deve saber enxergar e tratar esta diversidade de pensamentos.
     Concluo para este meu amigo que não há respeito à dignidade humana quando não há o respeito da opinião desta pessoa. São direitos complementares, ou melhor, são uma espécie de irmãos siameses, uma não vive sem o outro.
     Por fim, já te disse estes dias que o blog LedVenture está a tua disposição para que publique algum texto teu, ainda mais agora que estamos debatendo. Já fizemos e fazemos nossos debates pessoalmente, agora podemos também debater aqui. Eu ficaria muito feliz em publicar um texto teu sobre este tema, Liberdade de Expressão versus Dignidade da Pessoa Humana. Respeito tua opinião, embora em alguns temas divirja dela. Mas do debate de ideias, neste enfrentamento salutar crescemos como pessoas. E temos que aproveitar que estamos numa sociedade onde há a liberdade de expressão... Em Cuba não sei se poderíamos debater. Aproveitemos!

Trilha sonora
Borges y Paraguay - Bajofondo - Tango Club - Mardulce
Cristal - Bajofondo - Tango Club - Mardulce
El Andйn (featuring Mala Rodriguez) - Bajofondo - Tango Club - Mardulce
El Mareo (featuring Gustavo Cerati) - Bajofondo - Tango Club - Mardulce
Fairly Right (featuring Elvis Costello) - Bajofondo - Tango Club - Mardulce
Grand Guignol - Bajofondo  - Tango Club - Mardulce
Hoy (featuring Juan Subirб) - Bajofondo Tango Club - Mardulce
Infiltrado Bajofondo Tango Club - Mardulce
Onde estamos a trilha não poderia ser outra...


Comentários

  1. Não vou escrever no teu blog, mas vou te fazer um desafio.
    Tenho muito sonhos, um inclusive consegui tornar realidade em 2011, mas tem um que é muito dificil, porém não impossível, que é ver de perto a experiência cubana.
    Talvez quando eu conseguir realizar este sonho seja tarde e Cuba não seja ainda uma referência, mas quem sabe.
    O desafio é irmos junto até lá, não numa viagem de turismo, apesar das maravilhosas praias da ilha, mas para conhecer as pessoas, conversar sobre esta experiência maravilhosa que aconteceu por lá e depois que voltarmos, escrevermos um livro a quatro mãos, eu falando sobre a dignidade humana e tu falando sobre a liberdade.
    Topa o desafio?

    ResponderExcluir
  2. Estamos combinados, Cuba foi meu norte por muito tempo. Mesmo não sendo mais este norte, ainda é um lugar que nutro carinho e admiração. Então estamos acertados iremos a Cuba. Abraços, mas quando quiser o blog está aberto às contribuições do amigo...

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Desculpem a intromissão mais gostei muito das questões levantadas no debate... Principalmente do desafio proposto no final.
    Esse debate me servirá para pesquisa jurídica que estou fazendo.
    E espero que o projeto do livro seja um sucesso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo belo debate.
    As questões levantadas me servem para a pesquisa jurídica que estou fazendo.
    Espero que o projeto do livro dê certo, pois visitar cuba deve ser realmente uma experiência incrível.
    É o meu sonho de férias no próximo ano!
    Espero que consigam realizar, e eu também! rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

Efemeridades...

     O fim é efêmero. Entre tantas outras coisas.      Pode parecer estranho, mas é, ou melhor, acho que é, deixei de ser definitivo com tudo que me cerca, minhas certezas ficaram pelo caminho. Ou melhor, minhas certezas eram efêmeras.         Sempre nos é imposta a ideia de que o fim  é definitivo, mas não é, nunca foi. Alguns dirão que a morte é o fim definitivo. Também não é. Nem me refiro à questão espiritual, onde muitos acreditam que a morte é uma passagem para outro plano, outras vidas. Não acredito muito, mas respeito profundamente. É questão de fé. Contra fé não há argumentos. Ou se tem ou não se tem e ponto final. Sem nova linha.      Mas é inegável que a morte não é o fim, existe muita vida após a morte, basta olharmos um corpo em decomposição e lá estará a prova viva e morta de que a vida não termina, apenas apresenta outras formas de existência. Tudo que nos cerca e nós mesmos somos efêmeros, mas isso não quer dizer que somos finitos. Este é o centro da questão. É uma