Pular para o conteúdo principal

Tudo como dantes no quartel d´Abrantes.

     Às vezes me pergunto se o ser humano tem jeito?
     Como uma raça pode eleger prioridades tão fúteis? Como perdemos tanto tempo com coisas de somenos importância.
     Ontem presenciei mais um fato que comprova nossa total inversão de valores. Em todo o Brasil vivenciamos as finais dos campeonatos estaduais de futebol. Um acontecimento restrito ao mundo dos esportes, sim um esporte nacional, mas apenas um esporte. A reação espraida por todo o país foi de um acontecimento estelar. Claro que esta reação tem relação com a nossa falta de perspectivas sociais, a falta de oportunidades de crescimento pessoal. Mas não pode ser só isso. Tem que haver outras explicações para tamanha reação de regozijo. O futebol é uma forma de agregação social, todas as classes interagem com se não houvesse este abismo entre os favorecidos e os desvalidos.
     Fico imaginando se colocássemos toda esta energia na luta por melhorias sociais, por uma sociedade mais igualitária e menos discriminatória. Como nosso país seria melhor. Mas nos entregamos a todas as formas de controle social, vivemos como os detentores do poder querem, feito ovelhinhas calmas e subservientes. Não que esta manifestação seja desimportante, mas não pode ter a relevância que atualmente tem. O futebol é tão somente um esporte e um passatempo para os integrantes de um coletivo e somente isso nada mais do que isso.
     Estes tempos estava em São Paulo e me chamou a atenção um protesto a respeito dos salários astronômicos dos políticos em nosso país. Na passeata deveria haver no máximo 50 pessoas. A população da cidade de São Paulo, segundo apurado no censo de 2010 pelo IBGE, é de  11 244 369 habitantes, apresentando uma densidade populacional de 7 383,11 habitantes por quilômetro quadrado. O que representa 50 pessoas em um total de 11 milhões de habitantes? Tenho certeza que protestos por um time mais qualificado ou por um estádio novo levam muito mais pessoas.
    Será que temos jeito? Será que vamos evoluir? Será que temos perspectivas de alterar este estado de coisas? Não estou dizendo que o futebol seja desprezível, muito pelo contrário, é um grande gerador de empregos diretos e indiretos, é uma forma interessante de entretenimento. Mas será que estamos dando as importâncias devidas a este acontecimento do cotidiano?
    Queria viver num mundo diferente só isso. Gosto de futebol, mas o coloco no lugar correto da minha vida. Fico chateado quando meu time perde, fico furioso quando o centroavante erra um gol feito, mas não morro por isso, não perco noites de sono por isso.
    A vida segue com todas as suas agruras diárias, a passagem do ônibus sobe, a gasolina idem, os políticos fazem os seus conchavos, os governantes nos seus tronos olham satisfeitos, continuamos como um bando de ovelhinhas inofensivas... Tudo como dantes no quartel d´Abrantes.


Trilha Sonora:

Suspicious Minds - Elvis Presley - Suspicious Minds
Barely Legal - The Strokes - Is This It
Dead End Job - The Police - Message in a Box
Boom Boom - John Lee Hooker  - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Quizz Kid - Jethro Tull - Too Old To Rock 'n' Roll: Too Young To Die!
With Or Without You - U2 - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Steely Dan - Rikki Don't Lose That N - Rock 70´s
Magnum Opus - Kansas 1977 - Kansas - Providence Civic Center, 1977-12-13
The Specials - A Message To You Rudy - Rock 70´s
Pink Houses - John Cougar Mellencamp - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
We Never Change - Coldplay - Parachutes
Dance To The Music  - Sly & The Family Stone - Rock 70´s
Metamorfose Ambulante - Raul Seixas - Millenium

Comentários

  1. muito bom, como sempre.

    falou da passagem de ônibus, mexeu comigo. obrigada por incluir na tua luta essas questões mais populares. me senti incluída. é como se eu fizesse parte de algo maior, sabe?

    ResponderExcluir
  2. Massa!! É bem por aí...

    Na trilha sonora tem 13 músicas... o texto tem 46 linhas... cada linha tem em torno de 50 letras... Supondo que cada música tem em torno de 3,5 min., você levou 0,02 segundos para digitar cada letra, e 1 minuto para cada linha, e 45 min e 30 seg para o texto todo...
    E enquanto nos perdemos nos detalhes, contando, classificando... a vida passa e a casa vai caindo, pouco a pouco.

    ResponderExcluir
  3. Brasileiro é um povo pacato que não reclama de nada. No entanto, tenho percebido um crescimento daqueles que reclamam dos que não reclamam. Já é um começo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

Efemeridades...

     O fim é efêmero. Entre tantas outras coisas.      Pode parecer estranho, mas é, ou melhor, acho que é, deixei de ser definitivo com tudo que me cerca, minhas certezas ficaram pelo caminho. Ou melhor, minhas certezas eram efêmeras.         Sempre nos é imposta a ideia de que o fim  é definitivo, mas não é, nunca foi. Alguns dirão que a morte é o fim definitivo. Também não é. Nem me refiro à questão espiritual, onde muitos acreditam que a morte é uma passagem para outro plano, outras vidas. Não acredito muito, mas respeito profundamente. É questão de fé. Contra fé não há argumentos. Ou se tem ou não se tem e ponto final. Sem nova linha.      Mas é inegável que a morte não é o fim, existe muita vida após a morte, basta olharmos um corpo em decomposição e lá estará a prova viva e morta de que a vida não termina, apenas apresenta outras formas de existência. Tudo que nos cerca e nós mesmos somos efêmeros, mas isso não quer dizer que somos finitos. Este é o centro da questão. É uma