Pular para o conteúdo principal

Plano Diretor de Acessibilidade, ainda há esperança.

     Faz algum tempo que não me sento para escrever. Talvez porque me faltasse inspiração. Mas ontem li uma notícia de que Porto Alegre estabeleceu um Plano Diretor de Acessibilidade. No link a seguir a notícia completa. Fonte Jornal do Comércio de Porto Alegre: Capital ganha primeiro Plano Diretor de Acessibilidade do País.
     Diante desta notícia fiquei surpreso. Nenhuma cidade tem um planejamento para a locomoção de pessoas com necessidades especiais? Este fato é inconcebível. Um país que tenha um mínimo de atenção com o seu povo já teria um Plano Nacional, Planos Estaduais e Municipais para minorar as dificuldades de locomoção dos portadores de necessidades especiais. Me pergunto o porquê desta falta de atenção. Talvez por que os governantes estejam mais preocupados em preencherem os cargos de confiança ou quem sabe estejam preparando as suas reeleições. Mas nós também somos responsáveis. Não cobramos os eleitos, deixamos que fiquem encastelados e despreocupados com a realidade de todos os dias.
     Claro que este plano é importante, mas se não sair do papel é apenas um plano e nada mais do que isso. Ou melhor, pode ser ainda mais nefasto, pois como estamos em período pré-eleitoral pode ser mais um daqueles projetos que passadas as eleições serão engavetados em uma mesa esquecida da burocracia. Cabe, mais uma vez a nós não deixarmos cair no esquecimento.
     O surgimento deste plano é como um tapa na nossa cara. Estamos convivendo com as dificuldades de nossos semelhantes e não fizemos nada para mudar este estado de coisas. Muitos outros exemplos estão por aí a espera de uma atitude nossa. Não podemos deixar nas mãos de nossos governantes, temos que dar os primeiros passos e cobrar deles soluções. Caso estes não façam nada, a sociedade tem que tomar a dianteira e implementar soluções. Um exemplo pequeno que me deparei são os dejetos dos nossos animais de estimação. Alguns anos atrás não existia esta cultura de recolhê-los da calçada com sacolas e depositar depois no local correto. Uma associação de bairro disponibilizou nas ruas sacos plásticos para o recolhimento destes dejetos. Após esta iniciativa particular, o poder público encampou a ideia. É simples assim. É um exemplo pequeno, mas é basilar no que quero dizer. Nós somos parte desta sociedade e as soluções dos problemas passam por nós.
     Sempre testemunhamos dificuldades de locomoção de algum portador de necessidade especial, seja cadeirante, obeso ou alguém de muletas. Talvez nos indignemos momentaneamente, às vezes ajudamos a superar aquela dificuldade, depois fechamos os vidros de nossos carros ou de nossas casas e voltamos para as nossas vidas. Chegou o tempo de encamparmos algumas lutas para que mudemos tudo que nos cerca. Soluções existem, basta que lutemos por elas. Com certeza não caem do céu.
     Esta notícia sobre o Plano Diretor de Acessibilidade me despertou muitos sentimentos. Surpresa, felicidade, desconfiança, mas acima de tudo esperança. Talvez estejamos dando os primeiros passos em direção a uma sociedade mais humanizada. Espero que daqui alguns anos eu releia este texto e perceba que a esperança tenha se tornado uma realidade.


Trilha sonora
God Part II - U2 - Rattle And Hum
Summer Breeze - Seals and Crofts - Rock 70´s
The Star Spangled Banner - U2 - Rattle And Hum
Don't Miss You At All - Norah Jones - Feels Like Home
Flying Colours - Jethro Tull - The Broadsword and the Beast [vinyl rip]
Styx - Babe - Rock 70´s
The End - The Doors - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Ride Like the Wind - Christopher Cross - Christopher Cross
Intros - The Rolling Stones - Get Your Leeds Lungs Out, Revisited - Leeds, England
In the Flesh - Pink Floyd - The Wall - Disc II
Cream - Sunshine of Your Love - Rock 70´s
Treasure (Whatever Happened To Pete The Chop) - U2 - War (2008 Bonus CD)
Shiver (Live In Rotterdam Nov.5 2002) - Coldplay - Singles
Ito Okashi - Passengers - Original Soundtracks 1
A Time For Everything - Jethro Tull - Benefit
Ni Un Segundo - Soda Stereo - Soda Stereo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis