Pular para o conteúdo principal

Um aprendizado

     No século passado uma amiga, ou melhor, uma amiga de vital importância na minha vida disse uma frase que naquele momento não foi apreendida. Estávamos numa trilha indo para a praia de Naufragados, eu sempre com pressa para chegar e mostrar  os lugares marcantes em minha vida. E esta amiga me olha e diz mais ou menos o seguinte:
     "Tu tem que curtir o caminho e não somente pensar no lugar onde quer chegar. Aprecia o caminho."
     Esta passagem da minha vida foi lá pelos anos 1990, não me lembro o ano certo, mas é naquela década. Talvez seja 1993. Lá se vão 18 anos. E volta e meia me pego não curtindo o caminho e só pensando onde ou como chegar.
     Mas hoje senti o quanto aquela frase era e é importante. Sai para fazer umas trilhas de bike, não tinha um destino certo, somente queria ir por aí. Mas estava, inconscientemente, formulando os trajetos e caminhos em minha cabeça. Pensando onde e como ir. Começava a fazer exatamente como sempre fazia até então.
     Ao entrar por um estrada vicinal e percebendo que estava absolutamente livre, com uma paisagem de um verde inigualável,  nos ouvidos pulsando Where The Streets Have No Name, não sei o que aconteceu, mas, quase 18 anos depois, tomei consciência da importância do caminho. Ali, sozinho, finalmente apreendi aquela lição. Sempre entendi que aprendemos com nossas experiências, não bastam os conselhos, pois sem nossas experiências, os conselhos são apenas conselhos. Ali, pedalando comecei a olhar o entorno, um olhar de satisfação e de profundo respeito. Finalmente, apreendi aquele conselho. Demorou, é verdade, mas sempre é tempo.
     A partir daquele ponto passei a fazer parte do caminho, finalmente me integrei à paisagem que me cercava. Curti como nunca o caminho que estava fazendo, não importava onde iria, nem em quanto tempo, tão pouco porque, olhava com outros olhos, finalmente me libertava das amarras do tempo. A partir de hoje me sinto mais livre para apreciar os fatos cotidianos da vida. Não imaginava como aquela trilha iria mexer comigo. Senti que hoje iria mudar alguma coisa, por isso queria tanto fazer uma trilha. Afinal, tudo tem uma explicação.





Trilha sonora
Secret Prayer - Joe Satriani - Crystal Planet
Good Question - Lee Ritenour - Rit
September - Earth Wind & Fire - Rock 70´s
Fire at Midnight - Jethro Tull - Songs From the Wood
This Is the Last Time - Keane - Hopes and Fears
Cuando Pase El Temblor - Soda Stereo - Nada Personal
Sister Golden Hair - America - A Horse With No Name and Other Hits
In A Little While - U2 - All That You Can't Leave Behind
Muscle Museum - Muse - Hullabaloo Soundrack [Live at le zenith Paris 28-29/08/01] (Disc 2)
Lips Like Sugar - Coldplay - Singles
Afternoon - Pat Metheny Group - Speaking Of Now

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis