Pular para o conteúdo principal

Nostalgia

     As ditas redes sociais transbordam nostalgia. Saudades dos tempos idos, saudades das músicas, das festas, da juventude, enfim, de tudo que já passou. Não sei se sou do contra, mas a verdade é que não tenho nenhuma saudade daqueles tempos. Até porque já passou. Já vivenciei aqueles momento, se aprendi ou não alguma coisa, já faz parte do passado.
     Eu por exemplo gosto da música dos anos 70, que não é bem da minha geração, mas gosto do som daqueles anos que não vivi. Em relação a minha geração a música era uma droga. Salvo raras exceções. Mas este fato não me autoriza a ficar gritando para os quatro cantos que som mesmo é dos anos 70. Aliás, tudo que me lembra os anos da adolescência eu quero distância, talvez porque foram os anos de incertezas da vida. Gosto dos meus amigos, mesmo que distantes de mim. Mas a grande verdade que tudo que passou é passado e nada mais do que isso. Na adolescência não sabemos quase nada, continuamos a não saber nada agora, mas é um não saber diferente, talvez mais responsável.
     Gosto de encontrar meus amigos para viver o presente e não ficar lembrando do que passou. Foi bom e ponto. Agora é o que conta.
     Nunca fui de ficar cultuando o passado, achando que tudo era melhor naquele tempo. Muitos dizem "no meu tempo é que sabíamos nos divertir", "a minha geração sabia aproveitar a vida" ou outras afirmações do gênero.
     Não tenho vontade nenhuma de voltar ao passado, até porque o presente é o que importa e é muito bom vivê-lo. Na juventude não tinha a mínima ideia do que seria da minha vida, eu sabia que desejava algo, mas não sabia o que.
     Nostalgia não leva a lugar nenhum, ou melhor, leva à descrença  no nosso tempo. Nos leva a não encarar de frente esta vida que levamos agora. Também é verdade que sempre que comparamos tempos diversos os atuais tendem a levar desvantagem. A vida de hoje é diferente daquela que levávamos antigamente, nem melhor nem pior, simplesmente diferente. 
     Nem sei o porquê de escrever este texto. Mas é um fato que me chama atenção esta nostalgia desmedida. Sempre há alguma publicação na redes sociais sobre algo do passado, coisas vividas e que não voltam mais. E parece que todos ficam a se culpar por estar vivendo algo diferente atualmente. Sei lá, mas a vida é assim mesmo, saímos do lugar, nos modificamos e às vezes até evoluímos. É da vida. Eu volta e meia faço algumas avaliações sobre os caminhos que trilhei nesta vida e percebo que errei muito, mas os acertos são em maior número. Me arrependo de uma ou outra coisa feita, mas não quero reviver nada do que já vivi, quero somente viver o presente e fazer força para que o futuro seja melhor do que hoje. É uma vontade que nem sempre consigo realizar, mas me esforço todos os dias... Não fico olhando constantemente para trás, pois posso não perceber que a vida corre diante dos meus olhos e caso não me aperceba perderei o trem da história.
   
Trilha sonora
Jackie Blue - Ozark Mountain Daredevils - Rock 70´s
Every Breath You Take - The Police - Message in a Box
Summer In The City - The Lovin' Spoonful - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
God Put A Smile Upon Your Face - Coldplay - Singles
Back To The Family - Jethro Tull - Stand Up
Pied Piper  - Jethro Tull - Too Old To Rock 'n' Roll: Too Young To Die!
Terapia De Amor Intensiva - Soda Stereo - Doble Vida
Let's Spend The Night Together - The Rolling Stones Singles Collection - The London Years (Disc 2)
The Frog Prince - Keane - Under The Iron Sea
Sangue Ruim - Vitor Ramil - A Paixao De V Segundo Ele Proprio
Life In Technicolor II Radio Edit - Coldplay - Singles
Loser - Beck - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Summerday Sands [*] - Jethro Tull - Minstrel In The Gallery
A Resposta - Vitor Ramil - A Beça

Comentários

  1. É isso aí. Gostei do texto. Grande abraço do amigo Leandro.

    ResponderExcluir
  2. Exoman fala:

    "Na adolescência não sabemos quase nada, continuamos a não saber nada agora, mas é um não saber diferente, talvez mais responsável."

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ! ! !

    Acho verdadeira essa frase, Led. Mas que ficou engraçado, ficou!

    Esse "saber mais não é comparável a "experiência de vida"?

    ResponderExcluir
  3. Exoman, errou, quis dizer (perguntar):

    Esse "saber mais responsável" não é comparável a "experiência de vida"?

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Exoman. A vida nos ensina através da experiência...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Os conflitos de Lucas

- Hoje você me disse que tudo estava acabado. Mas estamos aqui neste motel.
     - Não retiro o que te disse. Estar aqui é mais uma prova que o nosso amor acabou e que o único lugar onde ele ainda pulsa é aqui. O que é uma pena.
     - Mas ainda tem um lugar onde somos felizes.
     - Tu acha que felicidade é isso que vivemos? Se tu acha que isto aqui é felicidade, tenho que te dizer que você nunca foi feliz...
     - Eu aqui nos teus braços sou a mulher mais feliz deste mundo e isto é felicidade para mim.
     - Pois eu queria algo mais.
     - Lucas, tu é o primeiro homem que me diz isso, talvez por isso você seja tão especial.
     - Não sou especial, apenas quero ser feliz e formar uma família. Só isso, será que é pedir demais?
     - Com certeza para uma mulher como eu é pedir demais... Nem meu nome tu sabe. Só meu nome de guerra.
     - Como assim, tu não se chama Sharon?
     - Claro que não. Meu nome é comum e não combina com o que faço.
     - Então se revele, pelo menos…

"Como fazer sexo"

O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.
     Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link: Trends: Como fazer sexo. Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.
      Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquisar c…

Vida em anacruse

Já escrevi vários inícios. Muitos refeitos ou deletados.
     Tentativas vãs. Ou melhor, tentativas desfeitas, mas não vãs, pois todas, absolutamente todas me ensinaram alguma coisa. Na verdade pouco importa, porque a cada início tudo se repete. Queria que fosse diferente. Talvez como a música que está tocando. Follow Me do disco Imaginary Day do Pat Metheny  é a música perfeita para retratar o que quero dizer. Esta música já inicia no meio de um compasso, o que recebe o nome de anacruse, acho que é este o nome.
     A vida poderia ser uma grande anacruse. Explico. Primeiramente tenho que tentar definir anacruse como a ausência de tempos no primeiro compasso de uma melodia. Não sou músico, por isso defino a anacruse de forma tão simplória e tosca. O que quero dizer com esta figura de linguagem é que seria mais fácil se a vida fosse em anacruse, ou seja, quando menos esperássemos já estaríamos vivendo, sem nenhum subterfúgio ou intróito. Não prepararíamos nada. Não desperdiçaríamo…