Pular para o conteúdo principal

Os Pedreiros e nós

     Pedreiro. Este é nome dos usuários de crack. Mas poderiam ser chamados de Zumbis. São facilmente identificáveis quando estão sob o efeito deste veneno chamado crack.
     Estamos cercados por estas pessoas que sobrevivem em outra dimensão. É muito fácil criticar estas pessoas. Alguns as chamam de lixo social. Eu não as classifico de lixo, mas não tenho nenhuma esperança de alguma recuperação. É só olhar nos olhos destes usuários e ter a certeza de que não estão mais aqui. Só estão à espera da morte. É difícil dizer e reconhecer este fato, mas acho que é realidade.
     Este é um dos maiores problemas sociais da atualidade. E não estamos sabendo lidar com ele. Fechamos os olhos para esta situação calamitosa, escondemos estas pessoas e a vida vai seguindo o seu rumo. Mas acontece que este mundo escondido está cada vez mais se fazendo presente em nossas vidas diárias.
     O que nós fazemos? O que os governos fazem?
     O Governo Federal no final de 2009 lançou uma grande campanha de prevenção e tratamento aos usuários do crack, afinal, 2010 era ano eleitoral e este era um dos anseios dos incautos eleitores. Foram consultados especialistas em marketing, especialistas em comunicação e "bingo"... lançaram a campanha. Coloco um link do saite do Ministério da Saúde que dá uma extensa explicação da campanha: Ministério da Saúde lança campanha nacional sobre o crack. A eleição chegou, governantes foram eleitos e o problema continua o mesmo, ou melhor, está muito maior. Mais um vez me sinto enganado. Aliás, há muitos anos me sinto enganados por governantes que se sucedem e não fazem nada em prol da sociedade.
     Para escrever este texto pesquisei como anda a campanha lançada em 2009 e achei uma declaração do Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, reclamando que os prefeitos até hoje não receberam recursos federais e, por isso, não confiam nas iniciativas da União:
"Dos 600 Caps (Centros de Atenção Psicossocial) existentes no país, não tem nenhum centavo da União na construção e manutenção, com exceções em algum município. Então, o que está havendo é que os municípios estão desacreditando nas propostas que o governo federal faz através desse programa. É o caso agora do contingenciamento de restos a pagar dos municípios. Do que adianta fazer os projetos se não são cumpridos?"
     Se alguém quiser ver mais dados sobre a não campanha acesse o seguinte link: Plano de combate ao crack esbarra em divergências entre governos federal e municipais. Não vejo solução, só encontro factóides produzidos por todos os governos para faturar politicamente sobre este terrível assunto. Às vezes penso que tenho que ser mais otimista, acreditar mais no que me cerca, mas cada vez os fatos são mais forte do que o meu otimismo e volto para o pessimismo de antes... como queria ser um otimista, tenho certeza que seria mais feliz. Os otimistas são felizes, mas não sabem o porquê, assim é fácil. Se você é um otimista, saiba que o invejo e espero um dia sê-lo.
     Tenho convicção de que o problema só será minimizado - não acredito em solução a curto e longo prazo - quando a sociedade civil organizada tomar as rédeas e ela mesma tratar o problema. Os Governos estão muito ocupados com outros problemas, como por exemplo nomeação de Cargos de Confiança, aumento dos salários dos ocupantes destes CCs, aumento de impostos, defesas de Ministros encalacrados com acréscimo escorchante de patrimônio ou outros conchavos que todos nós testemunhamos diariamente. É difícil suportar estes fatos com a vida a nossa volta ruindo...
     Eu hoje resolvi escrever este texto como um forma de desabafar, pois ao andar pelas ruas de onde moro e me deparei com vários usuários de crack sem rumo, parecendo mortos-vivos. Eu moro numa cidade média, em torno de 500 mil habitantes, imagino a dimensão deste problema nas metrópoles. Até quando iremos viver este caos? Sinceramente não sei se há solução, mas espero que saiamos deste inferno. Espero que estes viciados encontrem uma alternativa de vida, mas acho que não há solução para estes que aí estão, temos que evitar que outros entrem neste vício.
     Eu faço uma mea culpa pois não tomo nenhuma iniciativa, fico reclamando e só. Mas pago meus impostos e acho que tenho que pagá-los, afinal. vivo em sociedade. Mas quero também um Estado presente e que enfrente os problemas de todos nós. Só isso, mas acho que é pedir demais.


Trilha Sonora
Hoje não consegui ouvir nenhuma música, o tema é muito árido para ser embalado com alguma música.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis