Pular para o conteúdo principal

A primeira pregação do Pastor Moisés na Igreja Salvem-se Todos

     Ao olhar para fora hoje tive a nítida sensação de que estava em outra dimensão. Me senti outra pessoa e isso que não tomei nada na noite passada. Nenhum produto de fonte desconhecida, tudo igual, mas me sentia diferente. O que será? Novos tempos foi o que Moisés pensou. Hoje seria a sua grande estreia como pastor. Já tinha tudo na ponta da língua, quais passagens da bíblia citaria, quais versículos, tudo decoradinho.
     Também pudera, são muitos anos de convivência nesta Igreja, ainda mais depois do curso de pregação na sede mundial da igreja em São Paulo. Sempre achou estranho a sede ser lá, não conseguia ver nada de místico nas ruas engarrafadas de São Paulo, mas logo lembrou das palavras proféticas do Bispo Nelson: "Deus não escolhe lugar para espalhar sua fé", Moisés deu uma cativante gargalhada, parecia até possuído. Mas nunca um pastor ficava possuído.
     O Bispo Nelson, "dono" da igreja, veio buscá-lo em casa, Moisés não se surpreendeu com o carro, mas quem olhava aquele carrão pela primeira vez nunca imaginaria que era um carro da Igreja Salvem-se Todos, poderia ser muito bem de um astro da televisão. É verdade que o Bispo Nelson não deixava de ser um astro, até programa na televisão tinha. É verdade que o horário não era nobre. Madrugadão da devoção e o horário era das duas às quatro da manhã. Este era o horário comprado pela Igreja Salvem-seTodos. No IBOPE dava traço, mas todos sabem que não refletia a realidade. O Bispo diz que o IBOPE era um instrumento do capeta.
     Ao entrarem no carro, o Bispo Nelson foi logo dizendo:
     - Hoje é o grande dia Moisés. Está preparado?
     - Claro, Bispo Nelson.
     - Moisés, já te disse para não me chamar de Bispo Nelson quando estivermos sozinhos, pode me chamar de Nelsinho.
     - Nelson, não consigo te chamar pelo apelido dos tempos bicudos, sempre vejo o "Senhor" lá em cima nos vigiando. Então tento manter a compostura.
     - Deixa de ser maluco, Nelson, "Ele" deve estar ocupado com coisas mais importantes e talvez nem exista, ou vai me dizer que tua credita em tudo que tu prega?
     - Sim. Acredito muito, tanto que vou pregar hoje.
     - Moisés, pensei que tu fosse um cara inteligente e já tivesse sacado tudo que nos cerca. Mas parece que eu estava enganado. Vou te dizer umas coisas. Esta nossa igreja é uma forma para Todos nós ganharmos dinheiro e nada mais do que isso. Só isso. Entendeu? Até o nome da igreja é sacanagem, Todos quer dizer os integrantes da nossa família. A igreja só serve para que a gente se salve. Entendeu?
     Neste momento o motorista acelera mansamente e fecha a janela que separa o lugar do motorista e a parte traseira da limousine.
     Então, Moisés fala de forma mais incisiva:
     - Nelson, desculpa, Nelsinho ou melhor Bispo Nelson, eu acredito em tudo que está ao meu redor,  acredito nas minhas convicções, acredito na Salvem-se Todos e, acima de tudo, acredito em Deus. Hoje irei mostrar que posso ser um bom pastor e nada mais, quero ser um servo de Deus.
     - Moisés vou ser ainda mais claro. A Igreja Salve-se Todos foi criada por mim para gerar dinheiro e salvar a minha família que estava na pindaíba, foi um ato de desespero e que deu muito certo. Tu entra nos esquema ou então cai fora.
     - Como assim, gerar dinheiro. Mas e tudo que pregamos na Igreja, e o que nos ensinaram no curso lá em São Paulo e as suas pregações no culto e na televisão?
     - Tudo faz parte do esquema. Ou tu acha que se falássemos que a Igreja é uma espécie passaporte para o paraíso, mas quem só entra quem é o Bispo, os Pastores e seus parentes, tu acha que estes fiéis otários iriam acreditar?
     - Mas Pastor Nelson...
     - Não tem mas. É assim e pronto. Hoje é o dia do teu batismo e a assinatura do passaporte para o céu. É pegar ou largar.
     - Nelsinho, deixa comigo, hoje farei a melhor pregação da minha vida e irei orgulhar o Senhor.
     - Ótimo. Então é só conferir o teu desempenho, vamos comemorar agora com champanhe e depois vamos para aquela boate que falamos que é a morada do capeta. À noite vamos lá gastar o dinheiro dos fiéis. Somos clientes especiais, até o camarote é reservado para a Salvem-se Todos.
     - Deixa comigo. Hoje serei o orgulho da Igreja Salvem-se Todos.
     Neste instante alguma coisa quebrou no coração de Moisés, mas permaneceu firme. Pelo menos mantendo as aparências, afinal, era um Pastor que iria proferir a sua primeira pregação. Mas acabara de modificar o conteúdo da pregação...
     Faltando alguns quilômetros para chegar no Templo, o Bispo Nelson e o então Pastor Moisés trocaram de carro, entrando em um Monza 1986, segundo palavras do Bispo Nelson era para fazer uma espécie de aproximação à realidade dos fiéis.
     Ao encontrarem os fiéis em frente ao Templo a fisionomia do Bispo Nelson modificou-se, de uma hora para outra seus olhos se encheram de amor, as mãos não estavam mais cerradas, agora estavam espalmadas como se estivesse enviando somente vibrações positivas. Enquanto Moisés era o retrato da dor, seus olhos mostravam um homem destroçado, destituído em suas convicções, mas ainda com dignidade, isso ninguém lhe retiraria.
    Ao entrarem no Templo, Moisés estava decidido a mudar a sua vida. E quando subiu no púlpito sentiu a maior paz vivida até então. Foi quando o Bispo Nelson apresentou Moisés para iniciar a tão esperada pregação. Moisés abraçou o Bispo Nelson e sussurrou: "Nelsinho, tu irá se orgulhar de mim". Olhou nos olhos de cada um dos presentes e começou a falar:
     - Meus irmãos e minhas irmãs observem a suntuosidade desta construção, deste templo. Cada tijolo é fruto do esforço de todos vocês.
     Os olhos do Bispo Nelson se fixaram em Moisés que continuava a sua pregação.
     - Entretanto, ada neste prédio tem relação com a sua crença, nada aqui é direcionado para a sua fé, a única finalidade disto aqui, segundo as palavras do Bispo Nelson, é encher os bolsos da família do Bispo e somente isso. Vocês não passam de massa de manobra. Esqueçam tudo que é dito aqui, pois a única intenção é ajeitar a vida dos integrantes da alta cúpula, não se deixem levar por palavras bonitas sobre Deus e sobre dízimos... Meus Irmãos e Minha Irmãs a verdadeira libertação está fora de templos, está em suas próprias mãos, no dia a dia, nas suas atitudes de amor ao próximo...
     Neste momento o som do microfone do Pastor Moisés é cortado e sobe ao palco o Bispo Nelson que gritando diz:
     - O capeta se materializou aqui, está possuindo esta pessoa que se diz Pastor, é um enviado do demô... Nós estamos buscando a libertação e ele quer nos retirar do caminho. Não nos deixemos cair nesta história inventada pelo diabo. Amém Irmãos e Irmãs...
     Por alguns segundos o Templo ficou em silêncio, o Bispo pensou que tudo estivesse perdido, teria que voltar a ser camelô como nos tempos bicudos e já se via na praça central vendendo produtos do Paraguai. Mas uma voz no fundo do Templo gritou amém e todos numa espécie de transe começaram a gritar amém, fora impostor, fora capeta. Os dois que estavam no palco não sabiam para quem eram dirigidos os impropérios. Mas logo descobriram... Fora Moisés, Fora Moisés...
     Então Moisés dá as costas para todos e se retira do Templo, decide seguir sua vida sem as mentiras de uma vida dedicada à exploração do próximo e percebeu que não adianta mostrar a verdade para as pessoas se elas preferem uma vida de mentiras... Os gritos estéricos continuavam dentro do templo e o ex-pastor percebeu que continuariam por muito tempo, sempre existirá um fiel enquanto existir um pregador inescrupuloso...


Trilha Sonora
A Kind of Loving - The Police - Message in a Box
Rich Girl - Daryl Hall & John Oates - Rock 70´s
Pride (In The Name Of Love) - U2 - Show Estádio Morumbi São Paulo 10/04/2011
Beach Sequence - Passengers - Original Soundtracks 1
Assim Assado - Secos & Molhados - Coletânea:
Walk On - U2 - All That You Can't Leave Behind
Son Of Thirteen - Pat Metheny Trio - Day Trip 
It Would Be So Nice - Pink Floyd -  The Pink Floyd Early Singles
The Heat Of The Day - Pat Metheny Group - Imaginary Day
Highway 61 Revisited - Bob Dylan - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Whipping Post - The Allman Brothers Band - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Ize Of The World - The Strokes - First Impressions Of Earth
Ramilonga - Vitor Ramil - Ramilonga - A Estética Do Frio
Wake up alone - Amy Winehouse - Back to black

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis