Pular para o conteúdo principal

Templos Modernos

    Voltaire certa vez afirmou que se Deus não existisse deveria ser inventado; já o militante russo Mikhail Bakunin escreveu que se Deus existisse deveria ser abolido, pois a sua existência retira do ser humano o livre-arbítrio.
     Será que seria possível vivermos sem a figura de um Deus no nosso imaginário? Ou então sem os rituais que envolvem a religião?
     O ser humano desde os primórdios da sua existência se apega a alguma forma de misticismo. Na idade da pedra eram as pinturas em cavernas numa espécie de adoração a um Deus ou ao inexplicável. Em todos os tempos da história este fato se repete, seja na história antiga, na idade média ou nos tempos atuais. Em alguns momentos da história este apego à religiosidade parece ser mais intenso. Às vezes fico me perguntando o porquê deste fato? Por que as pessoas se apegam a uma crença? E por que em alguns momentos da história da humanidade parece ser mais intensa esta fé?
     Me parece claro que quanto maior a crise econômica ou a pobreza, mais pessoas buscam o "conforto" numa religião. Tenho impressão que esta relação é clara e direta. Posso estar enganado, mas penso que não. Basta andarmos pelas periferias de nossas cidades para encontrarmos um cem número de templos religiosos e sempre lotados de pessoas que buscam apoio na religião. Também é verdade que estes templos não se restringem mais aos arrabaldes, agora se encontram também nos centros de qualquer cidade. Os templos modernos não são construídos ao acaso, mas sim porque existe uma grande procura. Cada vez mais o ser humano não vê sentido na sua vida e procura desesperadamente estas religiões que prometem uma vida melhor agora, basta que coloquemos nosso dízimo na caixinha.
     As religiões modernas aprimoraram a suas pregações; entenderam que não adiantava mais prometer uma vida melhor no futuro distante, um futuro adiante da vida ou talvez numa outra dimensão. Os administradores destas religiões modernas formularam uma nova forma de pregação. Foi então que começaram a mostrar pessoas de sucesso, pessoas que tinham problemas (principalmente financeiros), mas que depois de entrarem para religião as suas vidas melhoraram. Histórias de sucesso entre os seus seguidores. Esta mudança de paradigma foi claramente notada  a partir de meados da década de 1990 e início dos anos 2000.
     Esta forma de comunicação foi muito bem pensada, pessoas com dificuldades financeiras era o que mais tinha naquele período, muitas pessoas se enquadravam naquelas pessoas apresentadas, estava pronta a armadilha religiosa. 
     Por outro lado, a Igreja Católica não encontrou uma forma moderna de pregação, por isto cada vez mais perdeu e perde adeptos. Estes dias entrei em um templo Católico e me deparei com pouquíssimas pessoas em seu interior. Ali estavam somente pessoas com mais de 60 anos, não tinha nenhum jovem. Pensei que era apenas uma coincidência, então fui a mais três igrejas em dias e horários diferentes e não foi nada diferente, sempre havia um número diminuto de frequentadores e a maioria era de idosos. Este fato para mim é mais um sinal da estagnação da Igreja Católica. É o sinal de que não há renovação em seus seguidores.
     Por outro lado, se passarmos em frente a qualquer templo moderno (é como chamo estas novas religiões com templos faraônicos) nos deparamos com um outro cenário. São famílias inteiras fanatizadas, quase em transe. Pessoas de todas as idades. Nestas Igrejas modernas encontramos de tudo menos reconforto espiritual. Encontramos pregadores mal intencionados, que buscam somente angariar cada vez mais dinheiro. Existem metas de arrecadação, ranking de arrecadação e premiação para os templos que mais arrecadam. Um verdadeiro descalabro. Para se ter ideia de como funciona, coloco um link, que muitos podem ter visto, mas que é elucidativo para entender o esquema das igrejas modernas: Como as coisas acontecem por detrás dos púlpitos...
     Para concluir tenho certeza que as religiões poderiam ser abolidas. A religião entendida como qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica, onde exista pessoas que se interpõe para fazer uma espécie de interlocução entre o seguidor e a força mística, que poderíamos chamar de Deus, Energia ou qualquer outro nome. A ideia de religião, tenho convicção, só nos leva ao atraso, só provoca conflitos de todas as naturezas e gera exploração do homem pelo próprio homem. Por outro lado, entendo que a religiosidade faz parte do ser humano, não conseguiríamos viver sem este culto à divindade, temos a necessidade de crer em algo superior a nós, mesmo que não exista nada, mas temos a necessidade de acreditar que exista. Esta crença nos mantém vivos. Portanto, não há como retirarmos do ser humano esta necessidade de crer no inexplicável, mas não precisamos de interlocutores entre nós e esta força cósmica.


Trilha Sonora:
Whole Lotta Shakin' Goin' On - Jerry Lee Lewis - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Rubber Band (Single Version) - David Bowie - David Bowie (Deluxe Edition)
Keep A Knockin' - Little Richard - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
In Another Land - The Rolling Stones - Singles Collection - The London Years (Disc 2)
Airstream - Pat Metheny Group - American Garage
The Thrill Is Gone - B.B. King - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
A ilusão da casa - Vitor Ramil + Marcos Suzano - Satolep Sambatown
We Are Hungry Men (The Original Stereo Album Mix) - David Bowie  - David Bowie (Deluxe Edition)
Light Is Faster Than Sound - Big Brother & The Holding Company -  Live At Winterland '68
The Scientist - Coldplay - Rockabye Baby! Lullaby Renditions
Stories For Boys - U2 - Boy (2008 Remaster)

Comentários

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

Efemeridades...

     O fim é efêmero. Entre tantas outras coisas.      Pode parecer estranho, mas é, ou melhor, acho que é, deixei de ser definitivo com tudo que me cerca, minhas certezas ficaram pelo caminho. Ou melhor, minhas certezas eram efêmeras.         Sempre nos é imposta a ideia de que o fim  é definitivo, mas não é, nunca foi. Alguns dirão que a morte é o fim definitivo. Também não é. Nem me refiro à questão espiritual, onde muitos acreditam que a morte é uma passagem para outro plano, outras vidas. Não acredito muito, mas respeito profundamente. É questão de fé. Contra fé não há argumentos. Ou se tem ou não se tem e ponto final. Sem nova linha.      Mas é inegável que a morte não é o fim, existe muita vida após a morte, basta olharmos um corpo em decomposição e lá estará a prova viva e morta de que a vida não termina, apenas apresenta outras formas de existência. Tudo que nos cerca e nós mesmos somos efêmeros, mas isso não quer dizer que somos finitos. Este é o centro da questão. É uma