
Mas o Brasil tem jeito. Será que estou louco ao afirmar isso. Acho que não. Darei um exemplo que chama a atenção de muitas pessoas. As blitzes da Lei Seca na cidade do Rio de Janeiro. Nos acostumamos a olhar o Rio de Janeiro como uma espécie de microcosmo brasileiro, com todas as dificuldades e deslizes éticos amplificados. Não é um julgamento, mas apenas uma impressão. Nossa história de País é iniciada, basicamente, no Rio com a chegada da Família Real Portuguesa que trouxe a tira-colo a sua falta de limites. O Rio de Janeiro a partir de então foi estigmatizado como o lugar do jeitinho ou do apadrinhamento. Não por culpa dos cariocas, mas sim como resultado da sua formação.
As coisas começam a mudar ou pelo menos parece.

Muitas vezes perco a esperança no país, mas volta e meia sou surpreendido pelo Brasil que luta para mudar o seu destino. Muitos brasileiros cansaram do jeitinho, cansaram da propina ou de qualquer outra forma de burlar a lei. Muitos de nós lutam diariamente por um país melhor, um país que possamos olhar e sentirmos orgulho do que vemos, orgulho do que construímos. Infelizmente ao olhar o nosso País sentimos oprimidos por esta, acho eu, minoria corrupta que só pensa em como se locupletar com o dinheiro da Viúva. O estado brasileiro é uma espécie de mantenedora de "elites" que só querem usar o Estado a seu favor. Se assenhoraram da coisa pública e impedem que a população tenha serviços públicos de qualidade. Mas penso que algo está mudando no nosso País. Quero acreditar que estamos dando os passos necessários na direção desta mudança. Claro que o caminho é tortuoso, afinal, são quinhentos anos de apropriação indébita.
Não gosto daquele otimismo sem sentido ou ufanismo desmesurado. Por outro lado, quando encontramos bons exemplos neste mar sem fim de irregularidades é importante valorizamos. Assim, continuaremos firmes nesta estrada de mudanças. A minoria silenciosa precisa se fazer ouvir, caso contrário perderemos esta batalha. Ainda temos muito chão para gramar, mas já começamos e isso é o que importa. Será que, enfim, estou me transformando em uma pessoa otimista. Acho que não, apenas continuo realista. O Brasil tem solução, sim senhor.
Trilha sonora
Black Magic Woman Gypsy Queen - Santana - Rock 70´s
The Gathering Sky - Pat Metheny Group - Speaking Of Now
Orff: Carmina Burana - In Taberna: Estuans Interius - Franz Welser-Möst: London Philharmonic Orchestra Orff: Carmina Burana
Those Sweet Words - Norah Jones - Feels Like Home
Theme From The Swan - Passengers - Original Soundtracks 1
Theme From Let's Go Native - Passengers - Original Soundtracks 1
One Minute Warning - Passengers - Original Soundtracks 1
You don't believe - The Alan Parsons Project - Ammonia Avenue
October Song - Amy Winehouse - Frank
Apocalypse Please - Muse - Absolution
Comentários
Postar um comentário
Interaja com Ledventure...