Pular para o conteúdo principal

O Brasil tem solução

     O BrasiL, ao que parece, ainda tem solução. Muitos dirão que é vendê-lo. Pura intriga da oposição. Se bem que a oposição no Brasil não existe mais, basta dar-lhes alguns cargos para ficarem mansinhos. É verdade que cada vez mais o apetite por cargos cresce exponencialmente, agora a moda no Brasil é requer a administração de estatais, de empresas públicas ou Ministérios inteiros e de porteira fechada para fazerem o que bem entenderem. E nós continuamos pagando esta salgada conta.
     Mas o Brasil tem jeito. Será que estou louco ao afirmar isso. Acho que não. Darei um exemplo que chama a atenção de muitas pessoas. As blitzes da Lei Seca na cidade do Rio de Janeiro. Nos acostumamos a olhar o Rio de Janeiro como uma espécie de microcosmo brasileiro, com todas as dificuldades e deslizes éticos amplificados. Não é um julgamento, mas apenas uma impressão. Nossa história de País é iniciada, basicamente, no Rio com a chegada da Família Real Portuguesa que trouxe a tira-colo a sua falta de limites. O Rio de Janeiro a partir de então foi estigmatizado como o lugar do jeitinho ou do apadrinhamento. Não por culpa dos cariocas, mas sim como resultado da sua formação.
     As coisas começam a mudar ou pelo menos parece.
     As blitzes da Lei Seca no Rio, aparentemente, não poupam ninguém. Desde Senadores da República, passando por empresários, jogadores de futebol ou outros figurões. A Lei está valendo para todos. Sem exceção aparente. Sempre é bom colocarmos este adjetivo para não sermos surpreendidos no futuro próximo. Até é normal haver algum deslize, afinal, são humanos que aplicam esta lei, pessoas comuns que têm suas fraquezas, mas no geral estamos sendo brindados com exemplos constantes de honestidade por parte destes policias cariocas. Como é bom quando estes comportamentos éticos nos são oferecidos pelas autoridades do país, ainda mais numa cidade que frequentemente nos apresenta exemplos da mais pura falta dignidade.
     Muitas vezes perco a esperança no país, mas volta e meia sou surpreendido pelo Brasil que luta para mudar o seu destino. Muitos brasileiros cansaram do jeitinho, cansaram da propina ou de qualquer outra forma de burlar a lei. Muitos de nós lutam diariamente por um país melhor, um país que possamos olhar e sentirmos orgulho do que vemos, orgulho do que construímos. Infelizmente ao olhar o nosso País sentimos oprimidos por esta, acho eu, minoria corrupta que só pensa em como se locupletar com o dinheiro da Viúva. O estado brasileiro é uma espécie de mantenedora de "elites" que só querem usar o Estado a seu favor. Se assenhoraram da coisa pública e impedem que a população tenha serviços públicos de qualidade. Mas penso que algo está mudando no nosso País. Quero acreditar que estamos dando os passos necessários na direção desta mudança. Claro que o caminho é tortuoso, afinal, são quinhentos anos de apropriação indébita.
     Não gosto daquele otimismo sem sentido ou ufanismo desmesurado. Por outro lado, quando encontramos bons exemplos neste mar sem fim de irregularidades é importante valorizamos. Assim, continuaremos firmes nesta estrada de mudanças. A minoria silenciosa precisa se fazer ouvir, caso contrário perderemos esta batalha. Ainda temos muito chão para gramar, mas já começamos e isso é o que importa. Será que, enfim, estou me transformando em uma pessoa otimista. Acho que não, apenas continuo realista. O Brasil tem solução, sim senhor.

Trilha sonora
Black Magic Woman  Gypsy Queen - Santana - Rock 70´s
The Gathering Sky - Pat Metheny Group - Speaking Of Now
Orff: Carmina Burana - In Taberna: Estuans Interius - Franz Welser-Möst: London Philharmonic Orchestra Orff: Carmina Burana
Those Sweet Words - Norah Jones - Feels Like Home
Theme From The Swan - Passengers - Original Soundtracks 1
Theme From Let's Go Native - Passengers - Original Soundtracks 1
One Minute Warning - Passengers - Original Soundtracks 1
You don't believe - The Alan Parsons Project - Ammonia Avenue
October Song - Amy Winehouse - Frank
Apocalypse Please - Muse - Absolution

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis