Pular para o conteúdo principal

O pintor da praça central

     Não tenho inspiração. Esta foi a conclusão de Elton. Mas tinha que continuar tentando, pois tinham encomendado um quadro para ele.
     Disseram que poderia pintar o que quisesse. Só não poderia ser arte abstrata, pois iria atrapalhar os planos do comprador.
     Era uma ironia esta falta de inspiração, logo o Elton que pintava quadros rapidamente na rua, no mínimo dois por dia, mas sempre era daquela paisagem de praça, uma coisa bucólica. Desta vez era diferente, era uma encomenda internacional.
     Quem havia encomendado parecia ser graúdo. Estava de terno, gravata e óculos escuros. Foi bem claro, teria que estar pronto no máximo no outro dia, pois iria viajar imediatamente. Já havia passado sete horas e nada de vir a tal inspiração. Não queria fazer feio. Poderia pintar aquela velha e surrada paisagem da praça central ou quem sabe aqueles rabiscos que todos chamava de arte abstrata. Não! O comprador foi bem claro, não poderia ser arte abstrata...
     Então, num sopro de inspiração, começou a pintar uma mulher chorando à beira de um rio, deixaria no imaginário das pessoas o porquê daquela mulher estar chorando. Seria um sucesso do calibre da Mona Lisa. Uma com um sorriso enigmático e outra chorando sem um porquê. Já estava imaginando o quadro numa casa de ricaço e as pessoas perguntando de quem era aquela obra maravilhosa. Quem sabe iriam contatá-lo para fazer outros quadros e, então, poderia deixar a praça central e expor em alguma galeria do mundo.
     Agora cada vez mais inspirado não parou nem para almoçar, tão pouco jantar. Foram exatas 18 horas ininterruptas, mas enfim o quadro estava pronto. Na sua concepção uma obra prima....
     No outro dia levou o quadro para a praça envolto num pano branco, deixou no fundo da banca a espera do comprador. Estava ansioso e nem queria receber dinheiro pelo quadro, mas o material foi caro e esta era a sua profissão.
     Mais ou menos às nove da manhã chega o comprador, novamente todo alinhado de terno e gravata, tudo combinando, realmente uma pintura, se não pegasse mal diria que o cara estava um gato. Elton deu um sorriso quase imperceptível e, por fim, um pequeno suspiro.
     O comprador enigmático foi logo perguntando:
     - O quatro está pronto?
     Elton achou um tanto mal-educado, nem deu bom dia, mas ele deveria estar com pressa, afinal,  iria viajar para o estrangeiro. Então respondeu bem rápido:
     - Sim, o senhor quer dar uma olhada? Ficou lindo, pelo menos eu acho. Está mais para o realismo..
     O comprador foi logo interrompendo:
     - Me dê logo, aqui está o cheque.
     - Mas o senhor não quer ver o quadro?
     - Não. Levarei  para casa para embalá-lo melhor e depois rumo à Europa.
     - Que legal. Mande notícias, gostaria de saber a reação dos seus amigos. O senhor não quer levar um cartão meu?
     O comprador deu uma risada meio amarelada e saiu com o quadro a tira-colo.  E claro não levou o cartão.
     Elton ficou o dia inteiro com um sorriso nos lábios, afinal, havia vendido o seu primeiro quadro para o exterior, sua vida iria mudar. Com certeza.
     À noite estava em casa com sua mulher comemorando a primeira venda de quadro para o exterior, na televisão estava passando um destes telejornais noturnos. De repente viu uma reportagem de apreensão de drogas no aeroporto internacional. Prenderam um homem tentando levar cocaína para o exterior dentro da moldura de um quadro. Elton chegou a pensar sobre a coragem deste traficante. O pior estava por vir. O comentário do apresentador:
     - O traficante trapalhão tentou levar a droga em um quadro cafona e de péssimo gosto. Por que não escolheu um quadro bem pintado, chamaria menos atenção. Depois deste comentário deu uma sonora gargalhada.
     Então o mundo de Elton desmoronou, mostraram o quadro na televisão e era a sua "obra-prima", ali em rede nacional e objeto de comentários desairosos. Ainda bem que o cara não quis levar o seu cartão e pelo menos ganhou algum dinheiro nesta confusão. Mas lembrou que era um cheque...


Trilha Sonora
Bad - U2 - The Unforgettable Fire
Sparks - Vários Artistas - EP's
Young Lust - Pink Floyd - The Wall - Disc I
I Feel Love - Donna Summer - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
New York Mining Disaster 1941 - Bee Gees - Their Greatest Hits - The Record (Disc 1)
Whole Lotta Love - Led Zeppelin - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Green-Eyed Lady - Sugarloaf - Rock 70´s
As Cores Viajam Na Porta Do Trem Vitor Ramil - A Paixao De V Segundo Ele Proprio
Bee Gees - Stayin' alive - Rock 70´s
Everything's Not Lost - Coldplay - Trouble - Norvegian - Live2001
Play That Funky Music - Wild Cherry - Rock 70´s
Clocks (Live) - Coldplay - Singles
Jumpin' Jack Flash - The Rolling Stones - Singles Collection - The London Years (Disc 2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis