Pular para o conteúdo principal

Os gênios de coisa nenhuma

     A cada dia surge uma mente brilhante com uma solução para um problema do Brasil.
     Fico impressionado como temos gênios neste país abençoado por Deus. Nenhum destes próceres têm dúvida, tudo que propõem é definitivo. Seja em que campo for, sempre têm a solução.
     Por que então vivemos nesta situação de caos total? Por que as soluções quando implementadas revelam-se inapropriadas. Não ficarei a relacionar exemplos infindáveis que surgem na minha cabeça. Mas trarei apenas alguns exemplos.
     No trânsito de nossas cidades temos os conhecidos "gargalos", onde não há maneira de trafegar. E por anos a fio convivemos com estes problemas. De uma hora para outra surge, não se sabe de onde, um especialista de coisa nenhuma e dá a solução para o problema. Por exemplo implementa uma rótula, uma sinaleira ou quem sabe uma elevada. Não importa qual solução seja colocada em prática, pois na esmagadora maioria das vezes é inapropriada. O tal especialista de coisa nenhuma é útil para criticar, mas quando seus ideias são postas em práticas se revelam inúteis. Muitos de nós já vivenciamos alguma situação parecida.
     Outro exemplo que me vêm a mente se refere à inflação que assolou este país entre as décadas de 1980 e 1990, quando convivíamos com uma inflação de mais de 80% ao mês, constantemente éramos brindados com soluções mágicas para o problema da inflação. Seja congelamento, tabelamento, racionamento ou outra solução mágica da hora. Nenhuma delas deu resultado, mas os especialistas continuavam a frequentar os mesmos programas de televisão. Sempre com a denominação de especialistas. Quando raramente questionados sobre soluções aplicadas por eles, tergiversavam colocando a culpa no mercado, na população ou mesmo no momento histórico. Nunca confessavam alguma falha. Afinal, eram os especialistas.
     No futebol este fato ocorre constantemente. De hora em hora nos deparamos com um mágico apresentando a solução para o problema de algum time que está vivendo uma maré ruim. Seja a troca do sistema de jogo, de algumas peças ou quem sabe trocar o administrador da equipe. Mas todos tem "a solução". Muitas vezes quando assumem uma equipe não conseguem implementar solução nenhuma. No futebol a desculpa é falta de pegada ou mesmo de atitude.
     Os gênios de plantão propugnam pela terra arrasada e "vendem" suas soluções. Esquecem que solução mágica não existe, esquecem que a vida não dá saltos. Tudo é resultado de uma lenta e gradual evolução. Soluções mágicas é mais uma forma de enganar a todos nós. Definitivamente não existe solução mágica.
     Hoje mais uma vez fui surpreendido com a solução mágica do momento proposta por um administrador qualquer. Mais uma vez senti que ele só está jogando para a torcida. Estou cansado de soluções mágicas, quero somente um começo de solução, quero uma proposta que exija sacrifícios, mas que no fim tenhamos algo de positivo e não somente promessas vazias. Não gostamos de remédios amargos, mas em muitas ocasiões é a forma de enfrentarmos algum problema.
     Chega de soluções mágicas de especialistas de coisa nenhuma, queremos soluções os problemas que assolam este país desde sua fundação. E os nossos gênios de coisa nenhuma podem dar expediente em outro país, pois aqui já causaram muitos estragos e esta na hora de começarmos nossa caminhada para sairmos deste atoleiro. Sem eles será menos difícil.

Trilha sonora
Killing Me Softly With His Song - Roberta Flack - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time
Atlantic - Keane  - Under The Iron Sea
Every Breath You Take - The Police - Message in a Box
The Eagle Will Rise Again - Alan Parsons Project - The Ultimate Collection Disc 1
November Rain - Guns N' Roses - Use Your Illusion I
Kashmir - Led Zeppelin - Rock 70´s
Black Dog - Led Zeppelin - Rolling Stone Magazine's 500 Greatest Songs Of All Time

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis