Pular para o conteúdo principal

Um homem em busca de esperança

     Me surpreende as contribuições que começo a receber. Hoje recebi um texto de quem somente conheço neste mundo virtual. Este leitor é de São Paulo e a sua contribuição é cheia de um sentimento próprio dos grandes centros. Ao ler senti uma certa tristeza, mas na verdade é um texto realista... Obrigado Ernesto José Dumas.

Por Ernesto José Dumas     


     O sol se põe. Com ele a esperança se vai... A esperança de um dia melhor se perde neste pôr do sol. Por que insistimos em ter este sentimento. Por que nos enganamos em esperar um dia melhor que teima em não vir.
     Sempre nos enganamos com este sentimento chamado esperança. Ou quem sabe a esperança seja uma droga natural, criada para nos manter vivos.
     Hoje ao passar em frente a um destes templos vi um grupo de pessoas saindo de lá, pareciam abençoadas pelo Senhor, talvez estivessem esperançosas de uma vida melhor. Gostaria de ter cruzado com elas antes de entrarem naquele templo. Será que elas são como eu, desesperançosas. Será que lá dentro são distribuídas doses de esperanças? Se for isso, acho que no sábado que vem estarei lá para receber o meu quinhão...
      Pena que não é tão simples assim, se fosse, eu que sou tão desesperançoso já teria entrado em alguma desta seitas. Eu procuro durante toda a minha vida esta esperança que muitos dizem possuir. Gostaria de ter esperanças do surgimento de um mundo melhor. Sempre sou invadido por este sentimento de total descrença em nossa querida humanidade. Não que isso afete minha vida, continuo minha história de vida, mas totalmente descrente num futuro promissor para o conjunto da população. De uma forma egoísta penso em mim e de quem está próximo de mim, não quero mais mudar o mundo, pois tenho certeza de que este não tem mais solução.
     Me incomodava pensar somente em mim. Me incomodava a minha omissão em tentar mudar o mundo. Olhava para trás e queria encontrar de novo aquele menino que tinha todas as soluções para os problemas do mundo, aquele jovem que tinha nos olhos a certeza da mudança. Hoje ao me olhar no espelho somente vejo um senhor que foi cooptado pelo sistema. Um homem que deixou de lado seus sonhos para viver uma vida sem compromissos sociais. Sem atuação na mudança. Claramente a vida vergou este cara que aparece refletido no espelho. É com tristeza que vejo o jazigo daquele menino que iria mudar o mundo...
     O menino deu lugar ao homem que tem suas responsabilidades, que somente faz o seu melhor, que contribui para a mudança, mas não faz parte da mudança. É dura esta constatação mas ela é necessária, faz parte da procura da tão sonhada esperança.
     Já é noite escura lá fora, a cidade pulsa, ouço vozes ao fundo, são bêbados voltando de alguma festa, parecem estar depredando alguma coisa. Imediatamente me pergunto. Como ter esperança?
     Mas por incrível que pareça sou invadido por um sentimento muito forte, será que é esperança... Adormeço em frente do computador... era somente sono.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

"Como fazer sexo"

     O Google a cada ano nos revela as trends, em nosso amado português podemos traduzi-lo como tendências. Ou no português mais nosso ainda são os termos mais pesquisados no ano. É interessante dar uma olhada para vermos como somos fúteis. No Brasil para se ter uma ideia o termo mais pesquisado foi o BBB13. Estamos reduzidos a quase nada. Ou um nada completo.      Mas o que mais me chamou a atenção foi um o tal tópico de "Como fazer". São todas as pesquisas com tem como intenção descobrir como fazer determinada coisa e pasmem está em quarto lugar a pesquisa "como fazer sexo". Não acreditam, então acessem o link:  Trends: Como fazer sexo . Fico imaginando a pessoa "googleando" antes daquela noite (manhã ou tarde) de sexo. "Já sei como fazer, mas quero dar uma recordada, hoje promete e não quero decepcionar". É o fim da várzea.       Eu sei que o google faz parte da nossa vida, não nos vemos sem esta ferramenta dos tempos modernos, mas pesquis