Pular para o conteúdo principal

Amigo on the road

     Um amigo está começando a trilhar novos caminhos. A vida é assim mesmo, nossos amigos encontram caminhos que por vezes se distanciam da gente. Este colega foi transferido para outra cidade, mais especificamente está indo para as "capitar"... é bom quando um alguém de quem gostamos encontra o seu rumo, mesmo que seja longe da gente. Compartilhamos desta felicidade, nos sentimos num misto de felicidade e tristeza. Mas o sentimento preponderante é de felicidade. A amizade proporciona sentimentos variados.
     Não faz muito que nos conhecemos, para falar a verdade faz menos de três anos. Mas é incrível como me sinto bem quando o encontro, as gozações que surgem, o olhar por vezes sério dele preenchem o meu dia de trabalho.
     Mas não é só isso. Vou contar duas passagens desta nossa recente amizade: numa destas festas de integração entre colegas de trabalho, grupos se formam sem muita lógica, eu fiquei de um lado da mesa e ele de outro. Era uma mesa comprida, mas mesmo assim eu notava que o cara bebia um pouco a mais... e antevia que ele iria precisar de carona de volta para casa. Amigos servem para isto mesmo. Eu já fui escoltado por muitos amigos e em condições bem piores... no final da festa, como previsto, fui levá-lo para casa. Dei muitas risadas dentro do carro, pois ele volta e meia me mandava longe e ria como uma criança. Ou melhor, nós dois ríamos como crianças. Deixei ele em casa, perguntei se ele precisava de algo e ele mais uma vez me mandou longe. Mas sempre como aquele sorriso maroto, não era aqueles bêbados chatos. E então fui para casa, chegando lá minha esposa me olha assustada e me conta que um louco acabará de ligar, dito meu nome e mandado ela longe... Contei o estado do meu amigo e rimos muito. No outro dia ele mal lembrava das "atrocidades" da noite passada. Ficamos a lembrar o ocorrido pelo resto do dia. Sempre rindo muito... Volta e meia quando nos esbarramos no trabalho eu olho sério para ele e com voz de ébrio o mando longe... Afinal, tenho que me vingar dele.
     Mas antes desta festa eu e este amigo fizemos parte de uma romaria, mais especificamente fomos do centro de Caxias do Sul até o santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Fomos e voltamos caminhando. O que me chamou a atenção é que o tempo passou muito rápido, sempre tivemos assuntos naqueles 50 km. Conheci um outro lado deste cara, nós conversamos sobre tudo que se possa imaginar. Contamos nossas histórias de vida, nossas alegrias e decepções. Parecia uma espécie de terapia. E foi mesmo. Ali viramos amigos, naquela estrada surgiu esta amizade que nutro por este cara.
    Agora que ele se vai para as "capitar" sinto uma espécie de tristeza misturada com uma profunda alegria. Ele queria muito ir para junto da sua família e agora estará lá. Nós ficaremos aqui com as lembranças de um grande amigo e temos a certeza de que onde ele estiver será sempre bem quisto. Afinal, ele é um Leandro.
     Até logo Leandro e saiba que deixaste muitos amigos aqui e, quando precisar, tenha a certeza de que sempre poderá contar com a gente e em especial comigo. Quando puder e quiser saiba que sou parceiro para mais uma romaria... Abraços.

Trilha sonora    
Metamorfose Ambulante - Raul Seixas - Millenium
I Will Follow (Live) - U2 - October (2008 Bonus)
Wait For My Turn - Azimuth - Azimuth
United Colours - Passengers - Original Soundtracks 1
Gita - Raul Seixas - Millenium
Windseeds - Andreas Vollenweider - Air
Milonga Magica - Andreas Vollenweider - Air
Deixem Seus Olhos Fixos - Tambo do Bando -  20 Mais
Shrinking Universe - Muse - Hyper Music (Japanese Boxset)

Comentários

  1. Um grande amigo é assim: ajuda sem esperar retribuição, está presente em momentos importantes, fica feliz quando a gente fica feliz e não precisa fazer citação ou parafrasear ninguém quando quer dizer algo importante. Quando a gente foi e voltou para Caravaggio eu enchi o meu pé de bolhas, mas mesmo assim não pedi nada para a Santa. Talvez porque eu já soubesse que estava ganhando o bem precioso da sua amizade e pedir mais coisas seria exagerado. Conte sempre comigo. Abraço do seu amigo, Leandro.

    ResponderExcluir
  2. chuif... que bonito...
    como esquecer destes momentos, tão bem narrados pelo nosso blogueiro favorito... como esquecer dos romeiros de brokeback montain...

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!!
    Já que ele vai pra Porto Alegre, quem sabe vocês podem marcar de irem juntos ao show do Rick Martin.
    Aguardamos um novo texto sobre o show.

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe sempre me diz: "O teu maior patrimônio são os teus amigos"

    E não é que ela está certa... Com os amigos que tenho vou longe... O pior que gosto deles do jeito que são.

    ResponderExcluir
  5. sou teu amigo mas nesse passeio.... prefiro me abster.
    Não quero atrapalhar o momento íntimo de vcs!!!
    rsrsrsrsrsrs

    e como tua mãe disse: " temos que aceitar nossos amigos boiolas como eles são"...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Interaja com Ledventure...

Postagens mais visitadas deste blog

Licenças poéticas

      No texto do Cotidianidade recebi o seguinte comentário: estou de olho..não adianta remover... Já criaste 2 leitoras que " contribuiram" com teu blog.. por que não assumir que os textos são teus? é para parecer que mais gente lê o blog? os teus textos são bons..não precisas deste artifícios..      Primeiramente tenho que dizer que fui surpreendido com este comentário. Engraçado como algumas coisas mexem com nossos sentimentos. E sem muita explicação.      Sempre ouvi a seguinte frase "não importa o meio, mas sim a mensagem". E acho que serve para este caso, não importa se quem escreveu foi A, B ou C, mas sim se cumpriu com sua missão, levar alguma mensagem, seja ela tola ou não. Se pensamos sobre o que lemos já basta. Este é o objetivo de qualquer escritor, seja ele neófito como eu ou os mais experientes.      Escrever é uma atividade de exposição, nos desnudamos através das palavras (escrevi isto estes dias) e é a mais pura realidade. Quem quer escrev

Ciclo do amor...

      - Não sei como chegamos até aqui sendo completamente diferentes.      - Nós chegamos aqui por discordâncias irreconciliáveis. Nossa relação foi um erro.      - Como um erro, se estivemos casados por vinte anos?      - Mas nestes vinte anos nos fizemos muito mal. Desperdiçamos tempo ao tentar tornar o nosso amor viável. Pelo menos é o que eu penso.      - Realmente somos diferentes. Mas nunca achei que nosso casamento foi um erro. Fui muito feliz ao teu lado.      - Nestes anos, tu pode me dizer quantos foram realmente felizes ao meu lado?      - Não podemos mensurar este tipo de sentimento. A felicidade é um conjunto de pequenos momentos felizes. Tu sempre buscou algo fora de ti. Nunca consegui achar esta felicidade interior e buscava no outro ou no teu entorno.      - Não estou afirmando que fui infeliz, mas sim que esta vida não foi a que esperei para mim.      - Sempre olhando somente o teu lado, sempre senti que na verdade tu era muito egoísta, mas eu tinha a convicç

Efemeridades...

     O fim é efêmero. Entre tantas outras coisas.      Pode parecer estranho, mas é, ou melhor, acho que é, deixei de ser definitivo com tudo que me cerca, minhas certezas ficaram pelo caminho. Ou melhor, minhas certezas eram efêmeras.         Sempre nos é imposta a ideia de que o fim  é definitivo, mas não é, nunca foi. Alguns dirão que a morte é o fim definitivo. Também não é. Nem me refiro à questão espiritual, onde muitos acreditam que a morte é uma passagem para outro plano, outras vidas. Não acredito muito, mas respeito profundamente. É questão de fé. Contra fé não há argumentos. Ou se tem ou não se tem e ponto final. Sem nova linha.      Mas é inegável que a morte não é o fim, existe muita vida após a morte, basta olharmos um corpo em decomposição e lá estará a prova viva e morta de que a vida não termina, apenas apresenta outras formas de existência. Tudo que nos cerca e nós mesmos somos efêmeros, mas isso não quer dizer que somos finitos. Este é o centro da questão. É uma